Pesquisar imóveis é uma atividade que demanda muita paciência. Os interessados em comprar ou alugar um apartamento ou casa, precisam se preparar para receber uma “chuva” de ligações e mensagens de corretores. Principalmente se decidem buscar imóveis em portais. 

Mas é possível realizar uma pesquisa bem-sucedida com atitudes simples. Apontamos aqui algumas dicas para você se dar bem. Confira!

Defina uma região de interesse antes de buscar imóveis

Você quer comprar um apartamento em Santos. Ótima escolha, pois a cidade tem um dos maiores IDHs do Brasil, com alta qualidade de vida. Mas em qual região você pretende pesquisar imóveis?

Sites e portais imobiliários disponibilizam milhares de opções para aluguel e venda em uma mesma cidade. Se você não tiver um ponto de partida para direcionar sua busca, perderá horas e horas para encontrar o imóvel ideal. 

E seu ponto de partida deve ser a localização, que é um dos fatores que influencia diretamente no seu estilo de vida.

Em qualquer bom portal, inclusive em sites de imobiliária, você consegue colocar filtros conforme a cidade, o bairro e até mesmo a rua. Há, inclusive, a opção de ver apenas imóveis que possuem localização definida. É interessante optar por isso, pois assim você não perde tempo visitando um local que não é do seu interesse.

Porém, é preciso ter um cuidado especial. Há cidades que possuem bairros muito pequenos e próximos, mas um é mais valorizado que o outro. E o que o anunciante faz? 

Diz que seu imóvel está localizado no bairro mais valorizado, ainda que não esteja. Fique atento a essa propaganda enganosa!

Avalie os detalhes do anúncio

Na hora de pesquisar imóveis, o interessado deve se atentar a todos os detalhes do anúncio. E quais são os pontos que devem ser avaliados em um anúncio? Veja a seguir:

  • Informações completas: isso inclui valores de aluguel ou compra do imóvel, taxa de condomínio e de IPTU, descrição das características da casa ou apartamento, área do imóvel (inclusive se existe área privativa), número e qualificação dos cômodos e banheiros, eventuais vagas de garagem e informações sobre a estrutura do edifício, se for o caso;
  • Fotos: fundamentais para se ter uma ideia do imóvel, mas não são determinantes. Quanto mais, melhor, porém devem estar em boa resolução e captar bons ângulos;
  • Localização, como pontuamos.

Verifique a validade do anúncio

Alguns portais e sites de imobiliárias atualizam constantemente seus anúncios e descrevem a data de atualização. Mas isso não é uma regra, pelo contrário. Por isso, é importante verificar a validade do anúncio.

Há casos em que o proprietário do imóvel fecha o negócio ou desiste dele, mas seu anúncio continua no site. Suponha que você adorou este imóvel. Quanto tempo será necessário até que saiba se ele está ou não disponível? Por isso, ao pesquisar imóveis, verifique também a data do anúncio.

Caso se depare com ofertas muito antigas ou com valores muito abaixo do mercado, desconfie. Ele pode estar desatualizado ou ser uma isca para ofertas que não te interessam.

Não confie somente nas fotos ao pesquisar imóveis

Você encontrou um apartamento na Praia de Santos perfeito para você e sua família. As fotos são lindas, estão em boa resolução, capturaram bons ângulos dos cômodos e retratam um imóvel incrível. É hora de fechar negócio? Jamais!

Por mais que as fotos tenham chamado sua atenção, você precisa conhecer pessoalmente as instalações. E daremos um exemplo simples para convencer você que isso é necessário: existe uma lente que se chama “olho de peixe” que dá a sensação de amplitude ao espaço. 

Isso porque ela gera uma imagem com campo de visão de 180°. Na prática, os cômodos podem parecer maiores do que realmente são.

Por isso, é fundamental ir ao local para conhecer o empreendimento, a vizinhança e o imóvel. Verifique tudo que não consta nas fotos, porque certamente ninguém coloca no anúncio aquela infiltração no banheiro ou a pintura descascando na cozinha.

Cuidado com o valor do anúncio

Quando uma pessoa começa a pesquisar imóveis, já sabe um valor aproximado que poderá gastar. Alguns interessados fazem um planejamento financeiro de anos para conseguir fazer o pagamento à vista. 

No entanto, outros sabem que terão que financiar ao menos uma parte do valor da casa ou do apartamento. Seja qual for a realidade, existe um orçamento definido.

Por isso, ao buscar imóveis, já coloque um filtro com a faixa de preço definida. Dessa maneira, você fará uma pesquisa dos anúncios que já trazem essa informação com clareza. 

São anúncios mais confiáveis, porque, a partir deles, você pode se planejar melhor para a compra. E o mesmo ocorre com o aluguel, ok? Se você definiu uma faixa de preço é porque já sabe o quanto pode gastar por mês com o imóvel. Nada de fazer loucuras! 

Caso você tenha gostado muito de determinado imóvel, confirme o valor por telefone ou por e-mail antes de fazer a visita. Assim, você não perde seu tempo caso ele esteja acima do seu orçamento. 

Vale pontuar, ainda, que nem todos os proprietários submetem o bem à vistoria de um corretor. Assim, anunciam o imóvel a um preço fictício que eles acreditam valer. Para se precaver dessa situação, estude o mercado local e confira qual o valor do metro quadrado da região onde você quer morar. 

Além de ter uma noção real do valor do imóvel desejado, a pesquisa te dará mais argumentos para negociar.

Confirme as informações com o corretor responsável

Você seguiu todas as nossas dicas até o momento e conseguiu encontrar boas opções ao pesquisar imóveis. A última medida agora é conferir todas as informações que você coletou com o corretor responsável. Um erro no número da rua pode fazer com que você desista do aluguel ou da compra. Afinal, o prédio onde o imóvel se localiza de verdade está caindo aos pedaços, o que não corresponde à numeração informada.

Esse é só um exemplo do que pode acontecer quando não se confirma as informações. Por isso, é importante ligar para o corretor ou para a imobiliária responsável para saber se os dados fornecidos são verdadeiros.

Você deve ter consciência de que pode cair em um golpe imobiliário ao buscar imóveis. Por isso, é também fundamental conhecer a veracidade do site que está sendo utilizado. Prefira sites de imobiliárias reconhecidas no mercado e, em segundo lugar, portais renomados que atuam no Brasil inteiro. 

Por fim, imagine que você confirmou tudo com o corretor e fez a visita ao imóvel. Adorou o apartamento e pretende comprá-lo. Se você não conhece a imobiliária ou nunca ouviu falar dela, tome um cuidado adicional: vá ao Cartório de Registro de Imóveis e veja se as informações na escritura e no registro conferem. 

Quem diz ser o dono é o real proprietário? O imóvel está realmente naquela localização? O imóvel está em um inventário? Não custa nada.

Utilize sites confiáveis para pesquisar imóveis

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica é utilizar sites confiáveis para pesquisar imóveis. Isso evita perda de tempo e facilita a busca. 

Existem portais generalistas e reconhecidos que atuam no Brasil inteiro e abrigam centenas de imobiliárias. Se quiser começar a buscar imóveis por eles, ótimo. Certamente você encontrará bons anúncios.

Outro ponto que merece atenção é validar a reputação e a credibilidade dos portais e das imobiliárias no mercado. Pesquise em sites de defesa do consumidor eventuais reclamações sobre determinada página ou empresa. Se você fará um negócio que envolve um grande investimento, deve separar um tempo para essa análise.

Mas saiba avaliar com critério. Nem sempre uma pessoa faz a reclamação com razão. No entanto, se o usuário tem razão em reclamar, verifique se a solução do problema foi satisfatória. 

Se tudo correu bem no final das contas, pode ter ocorrido apenas um erro de comunicação (que é, inclusive, um dos grandes problemas mundiais!).

Saindo dos portais gerais, se você já possui uma região bem definida e pretende alugar ou comprar um determinado tipo de imóvel, busque por imobiliárias especialistas naquela localidade. Isso não só poupará você de ter o trabalho de garimpar como também receberá opções mais adequadas às suas necessidades.

A Invista Inteligência Imobiliária, por exemplo, atua exclusivamente em Santos e região, com imóveis de terceiros e estoque de construtoras. Se esse é o perfil que você busca, é mais indicado procurar imóveis no site da imobiliária do que em sites generalistas.

Avaliar os detalhes do anúncio e conferir de perto a casa ou o apartamento são algumas boas dicas para pesquisar imóveis. Seja para compra ou locação, o interessado deve se resguardar para fazer uma boa transação. 

Mas lembre- se do que falamos: quando buscar portais generalistas, confirme as informações. Sem dúvidas, é melhor procurar imobiliárias especialistas na região que você pretende morar.


Veja como encontrar a imobiliária certa para ser sua parceira de investimento!