Só de pensar em mofo no apartamento, muitas pessoas já ficam com uma grande preocupação. E isso é justificável, já que sofrer essa situação pode se tornar um grande problema para quem mora ou até mesmo frequenta o apartamento.

Sabemos que o mofo pode ser prejudicial à saúde, acarretar em reações alérgicas além de outros problemas. Por isso, se você está enfrentando mofo no apartamento, está no lugar certo para resolver essa situação.

Fique com a gente até o final do artigo e tire todas as suas dúvidas sobre isso. Confira!

Afinal, o que é o mofo?

Também chamado de bolor, o mofo é uma formação de microrganismos constituídos por vários tipos de fungos. Ressaltamos que eles não podem ser vistos a olho nu. O que conseguimos enxergar são apenas as estruturas da formação desses organismos. 

Estes fungos se proliferam em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouco arejamento. Por isso, especialmente em locais mais úmidos ou em períodos mais chuvosos, o mofo no apartamento pode aparecer com mais frequência.

Estes microrganismos ficam no ar e se proliferam quando encontram estas condições ideais, e então se e geram sua colônia. O mofo pode ser encontrado em vários locais, como por exemplo dentro do box do banheiro, nas paredes, armários, alimentos, roupas e até mesmo na geladeira.

O que pode estar causando o mofo no apartamento

Como falamos, este fungos se instalam em alguns locais que são propícios para sua proliferação. Então, se você nunca sofreu com esse problema mas agora percebe a formação do mofo no apartamento, a primeira providência é verificar se não há vazamento no local.

Não tente apenas pintar a parede, mas é preciso achar a causa para resolver esse problema. Porém, se você percebe o aparecimento do bolor em outros locais como por exemplo dentro de armários, verifique se o local é ventilado e se recebe luz natural.

Apenas cobrir o mofo no apartamento de alguma forma não vai te ajudar a resolver o problema, já que é de suma importância achar a fonte do aparecimento do problema para resolver de uma vez por todas.

Pense que não há apenas um único fator que possa causar o mofo no apartamento, pois o seu aparecimento pode surgir da combinação de falta de arejamento, umidade e falta de luz solar.

Como evitar o mofo no apartamento

Para evitar o mofo no apartamento é fundamental que o ambiente não esteja propício para sua instalação ou propagação. Queremos ressaltar que a circulação de ar é um dos pontos essenciais para evitar que fungos se instalem e criem o bolor.

Manter janelas e portas abertas, para viabilizar a circulação de ar por todo o apartamento, mesmo durante os períodos de inverno, ajuda a evitar que o mofo consiga se difundir.

Então queremos deixar algumas dicas para te ajudar com esse problema tão comum em muitos apartamentos, especialmente em locais mais chuvosos e escuros.

Mantenha seu apartamento seco

Se é comum aparecer mofo no apartamento onde você mora, você precisa tentar manter o local o mais seco possível. Tente não deixar acumular água, sempre abra as janelas para ventilar os cômodos, seque o box ou cortina do banheiro após o uso.

Além disso, se tiver algum local onde o bolor persiste, faça uma manutenção e verifique se não tem nenhum vazamento ou infiltração que possa estar deixando o local mais úmido e portanto, ideal para o aparecimento de mofo no apartamento.

Não abuse de umidificadores para evitar o mofo no apartamento

Apesar dos umidificadores serem muito úteis para quem sofre de problemas respiratórios, eles não são ideias para evitar o mofo no apartamento. Como o próprio nome já diz, o objetivo destes equipamentos é deixar o ambiente úmido, o que aumenta muito as chances do mofo proliferar no apartamento.

Se precisar usar, sempre seque as áreas que ficaram molhadas (como paredes e chão) para não deixar o ambiente ideal para os fungos se instalarem.

Preste atenção em objetos que podem ajudar a proliferação dos fungos

Seu apartamento tem tendência a apresentar mofo? Então você precisa tomar certos cuidados com alguns objetos para não ter esse problema em casa. Exemplificando, é preciso ter cuidado com os vasos de plantas pois o mofo pode se espalhar no solo dos vasos.

Outro ponto de atenção são os carpetes. Este tipo de revestimento deve ser evitado, pois o mofo encontra neles a condição ideal para se proliferar. Uma alternativa são os tapetes que podem ser retirados do chão e lavados com frequência.

Nunca deixe também roupas molhadas dentro da sua máquina de lavar, pois esse é um ambiente muito propício para o crescimento acelerado do mofo.

Tenho mofo no apartamento, como eliminar?

Queremos salientar que a melhor alternativa é sempre evitar o aparecimento do mofo no apartamento. Portanto, se você mora em um lugar um pouco mais úmido, já tenha medidas de prevenção para te ajudar com esse problema.

Porém, se o mofo no apartamento já apareceu, é de extrema importância ter atitudes que vão te ajudar a eliminar estes fungos. Veja a seguir, algumas formas que te ajudarão nesse processo de acabar com o mofo no apartamento.

Limpe o local com água e detergente e aplique vinagre

Parece algo simples, mas esfregar o local onde está o fungo com água e detergente é uma forma muito eficiente de acabar com esse problema. Limpe toda a superfície até retirar a camada inteira de fungo.

Ao terminar, aplique vinagre ou água sanitária. Essa medida já pode te ajudar a acabar com o mofo no apartamento, desde que depois você fique de olho para manter o local seco e longe destes microrganismos.

Principalmente em lugares onde há a constante presença de água e umidade, como por exemplo cozinhas, banheiros e lavanderias, é importante que os azulejos sejam constantemente limpos e secos. 

Algumas pessoas não gostam muito do uso de água sanitária, então uma outra alternativa para fazer a limpeza das paredes internas é o uso de desinfetante ou água oxigenada, diluídos em água. 

Para fazer a aplicação e limpeza da parede, o ideal é usar uma escova, para tirar todo o bolor da parede do local. Desta forma, mesmo que haja umidade no local, o mofo no apartamento será combatido.

Use um aspirador de pó e água

Dependendo de onde o mofo se instalou no seu apartamento, apenas limpar e secar não será o suficiente para acabar com esse problema. Locais como por exemplo os estofados, absorvem a umidade e são locais ideais para o desenvolvimento dos fungos.

Então, se você apenas limpar, eles podem aparecer algum tempo depois. O uso de um aspirador de pó e água pode ser seu parceiro ideal nessa luta para evitar o mofo no apartamento, já que ele tem uma tecnologia para remover os bolsos de água que estão intrincados no material e asseguram sua completa secura.

Lembre-se sempre que os móveis que ficam próximos a paredes com mofo, podem ser contaminados pelos fungos. Especialmente os locais com madeira, como por exemplo os armários, pode ocorrer o mau cheiro decorrente destes fungos.

A nossa dica portanto é retirar o móvel de perto da parede mofada até que o problema acabe, e se isso não for possível, coloque um isopor entre a parede e o móvel. Isso impede que a umidade da parede chegue ao móvel.

Use saquinhos com giz para absorver a umidade e evitar o mofo no apartamento

Principalmente se você já percebeu que seu apartamento tem uma probabilidade maior de proliferação dos fungos, essa é uma medida que pode te ajudar bastante. Pegue pedaços de giz e faça pequenos sachês. Espalhe estes saquinhos em diversos locais da casa, especialmente dentro dos armários.

O giz tem a capacidade de absorver a umidade do ar, assim, ajuda a manter os locais secos e, consequentemente, livres dos fungos. Não esqueça de substituir os sachês quando os pedaços de giz ficarem úmidos.

Use produtos antimofo

No mercado você pode encontrar produtos antimofo extremamente eficazes e de fácil uso. O ideal é escolher os que possuem componentes específicos como cloro, formaldeído ou glutaraldeído, ou hidróxido de sódio em sua composição. 

Se você quer eliminar o mofo no apartamento de uma vez por todas, estes compostos são os melhores. Esperamos que estas 4 dicas te ajudem a acabar com o mofo no apartamento, e salientamos que é de suma importância manter o apartamento sempre seco e arejado, abrindo as janelas para receber a luz natural. 

Se por acaso o mofo no apartamento aparecer em qualquer lugar, fique atento também a locais que não estão constantemente à vista, como paredes atrás de móveis, cortinas pesadas, colchões, roupas guardadas e debaixo de camas. 

Estes lugares geralmente não recebem muita luz ou circulação de ar, e qualquer presença de umidade pode favorecer o crescimento de mofo. Além de ter uma aparência muito feia, o mofo pode ser prejudicial para a saúde da sua família.

Vamos agora falar um pouco sobre isso.

Devo me preocupar com o mofo no apartamento?

A resposta definitivamente é sim, você deve se preocupar com o mofo no apartamento. Apesar de muitas vezes ser apenas um problema de falta de ventilação e uma maior umidade no local, a proliferação de fungos dentro de um edifício pode ser um sinal de um problema maior.

Talvez, o aparecimento do mofo no apartamento signifique que exista alguma forma de vazamento de água na estrutura. Por isso, o mofo no apartamento é um ponto de alerta pois, se tiver água vazando em algum lugar, a estrutura do imóvel está comprometida.

Desta forma, assim que foi percebida a contaminação por fungos, as pessoas devem agir rapidamente para corrigir o problema e se esse for o caso, encontrar o vazamento, especialmente se o mofo aparecer em locais como cozinhas ou banheiros.

O mofo no apartamento pode resultar em diversos problemas de saúde para sua família, como por exemplo:

  • reações alérgicas;
  • irritação respiratória causada pelos odores de mofo;
  • infecções em moradores que tem o sistema imunológico comprometido;
  • envenenamento no caso de ingestão ou inalação de certos materiais fúngicos.

É fundamental ter o entendimento destes perigos que o mofo oferece, pois os danos à sua saúde podem ser severos. Quando falamos da inalação do mofo, caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Outro sintoma que também pode aparecer para pessoas expostas ao mofo no apartamento é a rinoconjuntivite. Neste caso, os olhos podem ficar avermelhados, lacrimejando e em alguns casos até mesmo inchados.

Salientamos que, quando o mofo no apartamento se espalha, os fungos ficam no ar, sendo facilmente inalados, e mesmo que não causar nenhum problema grave, é extremamente comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.

É importante que, se acontecer um destes problemas causados pelo mofo, que o paciente procure orientação médica, já que o profissional da saúde avaliará a atual situação e indicará se há a real necessidade de comparecer a um hospital emergencial.

Portanto, não é uma boa alternativa deixar o  mofo no apartamento e não dar a devida importância para esse problema. A proliferação dos fungos é um convite a diversos tipos de doenças e ainda pode ser um aviso de uma questão estrutural, que precisa ser resolvida.

Por isso, sempre tome uma providência se algum dia aparecer mofo no apartamento onde você mora.

Gostou do artigo? Se você tem mofo no apartamento, isso é um assunto sério, que precisa ser tratado o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre cuidados com o apartamento? Clique aqui e confira todos os artigos do nosso blog!