Se você tem um imóvel em Santos e pretende vendê-lo em algum momento, é interessante pensar em quais condições sua atual residência vai precisar estar para que alguém queira comprá-la.

Certamente, uma casa própria que proporcione conforto, segurança e bons momentos de diversão, por exemplo, é um dos principais objetivos da maioria dos brasileiros.

Às vezes, o indivíduo até tem uma casa própria, no entanto, sua residência não consegue satisfazê-lo completamente. Sobretudo, por não atender algumas de suas exigências. 

Em outros casos, o anseio em questão é o de conquistar pela primeira vez uma casa para chamar de sua. Porém, também há pré-requisitos na mente das pessoas que com toda certeza serão considerados em sua tomada de decisão.

Seja como for, o fato é que existem aspectos indispensáveis para realização do desejo de obter a casa dos sonhos, como documentação em dia, localização, preço. 

Tudo isso pode afastar ou aproximar um potencial comprador da aquisição do imóvel. Inclusive, você deve saber muito bem qual é a sensação, já que adquiriu uma residência, não é?

Nesse sentido, promover reformas com o intuito de valorizar seu imóvel em Santos pode ser fundamental para vendê-lo. E preparamos 11 delas para esclarecer quais manutenções podem realmente ser efetivas para tornar sua residência mais chamativa no mercado imobiliário.

Tenha uma ótima leitura!

Como os moradores podem valorizar seu imóvel em Santos?

Em um primeiro momento, valorizar seu imóvel em Santos parece ser algo relativamente abstrato para o entendimento das pessoas. No entanto, existe um ponto específico que pode norteá-lo sobre seu funcionamento. 

Normalmente, essa valorização varia de acordo com o perfil de comprador ideal da residência. Em outras palavras, o imóvel em questão precisa dialogar com seus potenciais compradores. Então, quanto mais benéfico o imóvel for na percepção desse tipo específico de pessoa, mais valorizado ele será.

Por exemplo, caso o público-alvo para compra do seu imóvel em Santos seja pessoas mais jovens, seria interessante enfatizar que há centros comerciais ou shoppings perto do imóvel.

Além disso, decoração, acabamento, infraestrutura, tecnologias à disposição, dentre outros fatores devem encaixar-se suficientemente bem com as preferências daquelas pessoas que provavelmente vão comprá-lo.

O ponto é: antes de colocar seu imóvel em Santos à venda, você precisa conferir se sua casa realmente está valorizada no mercado, isto é, se ela corresponde com o lar dos sonhos de determinado público. 

Caso contrário, os seus esforços para vendê-la podem ser ineficientes. Isso porque, ainda que você não tenha percebido, pode haver aspectos na sua residência prejudiciais às negociações.

11 manutenções que tendem a valorizar seu imóvel em Santos 

Dito isso, destacamos abaixo 11 reformas importantes que podem valorizar seu imóvel em Santos. Elas buscam trazer à tona o que há de melhor na sua residência, tornando-a mais atrativa à venda. Acompanhe!

1. Vistoria

A princípio, é importante que você, dono do imóvel em Santos, faça uma vistoria geral em toda sua casa. Dessa forma, será possível analisar se é necessário promover uma grande reforma na residência ou somente pequenas mudanças.

De forma geral, essa vistoria busca identificar problemas na conservação e manutenção do imóvel. Assim como, vários aspectos que compõem o imóvel, incluindo:

  • fachada;
  • fechaduras;
  • rachaduras;
  • vazamentos;
  • manchas.

Feito isso, você ficará mais consciente de qual tipo de mudança precisará fazer para deixar seu imóvel dentro do ideal, considerando o perfil ideal de comprador, além do orçamento necessário para fazê-lo.

2. Documentação em dia

Da mesma maneira, você como dono do imóvel em Santos precisa conferir toda parte documentária da casa. Sendo esse um dos itens mais importantes que potenciais compradores vão analisar para escolher seu novo lar.

Nesse sentido, a escrituração do imóvel deve estar no seu nome e você precisa ter em mãos a Matrícula Atualizada e a certidão de ônus reais, por exemplo Além disso, há outros documentos essenciais que você precisa analisar, como:

  • Habite-se;
  • planta baixa;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações;
  • Averbação da construção;
  • Contrato de compra e venda.

Quaisquer documentos que estiverem irregulares não vão colaborar para venda do seu imóvel em Santos. Pelo contrário, irão prejudicar a imagem da sua residência na perspectiva dos potenciais compradores. Assim como, no mercado imobiliário. Por isso, você precisa deixá-los em dia.

3. IPTU quitado

Além de conferir as principais documentações do imóvel, você precisa estar atento a eventuais pendências que sua casa tem atualmente Problemas fiscais é o que ninguém quer ter ao adquirir uma nova casa. Por isso, você deve se certificar que o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) do seu imóvel em Santos está quitado.

Aliás, qualquer outra taxa relacionada com seu imóvel em Santos precisa ser averiguada antes de colocá-lo à venda. De modo algum, um potencial comprador vai aceitar arcar com dívidas antigas da residência na hora de comprá-la. E um erro como esse pode fazê-lo perder uma ou mais ótimas vendas.

4. Manutenção da infraestrutura

É natural que, com o passar do tempo, aconteçam falhas na infraestrutura de seu imóvel em Santos. Por exemplo, as instalações elétricas podem apresentar problemas, fios danificados, sobrecarga ou indícios de curto circuito. E resolver de antemão questões como essa pode valorizá-lo.

Ainda mais porque eventuais falhas com a parte elétrica ou até mesmo em outros aspectos da infraestrutura do imóvel, caracteriza-se como um perigo para o novo morador da residência.

Dessa forma, é imprescindível que você contrate profissionais especializados para verificar a situação de cada detalhe da estrutura do seu imóvel em Santos. Assim como, para promover quaisquer melhorias que sejam necessárias para deixá-la nas mais perfeitas condições. Sendo necessário realizar uma inspeção que confirme a segurança do local.

5. Troca de pisos desgastados

Um detalhe que poucos moradores se atentam é para o piso da casa. No entanto, você deve partir da premissa que o potencial comprador analisará detalhe por detalhe do seu imóvel em Santos para decidir se irá comprá-lo ou não.

Nesse sentido, também será necessário avaliar a qualidade dos pisos de sua residência, identificando quais deles precisam ser trocados por conta do desgaste dos longos anos de uso ou por já apresentarem rachaduras e algumas partes quebradas.

Inclusive, dependendo de quanto tempo você mora no seu imóvel em Santos, pode acontecer que seja necessário trocar todo o piso de algum dos cômodos para deixá-lo atrativo o bastante para venda.

6. Renovação da pintura interior

Agora, falando da aparência geral do seu imóvel em Santos, é bem provável que você precise renovar a pintura interior da casa. Lembre-se que as preferências dos potenciais compradores do seu imóvel é o ponto central de seus esforços na reforma. Então, mudar até mesmo as cores atuais pode ser interessante para valorizá-lo.

O ideal é que você deixe o ambiente do seu imóvel em Santos com cores claras e neutras. Isso porque, cores mais chamativas são mais fáceis de dividir opiniões. E cá entre nós, será muito difícil identificar qual é a cor favorita do público, ainda que você faça uma vasta pesquisa.

Além disso, cores que estão na moda podem chamar a atenção, como, por exemplo, aquelas com tonalidades pastéis. O ponto é: por mais que a cor não agrade o comprador em potencial, sua tentativa deve ser não deixá-lo com uma sensação de rejeição em relação a esse aspecto.

7. Móveis planejados

Outra reforma que pode valorizar seu imóvel em Santos, é apostar em móveis planejados. Eles trazem um ar de organização e sofisticação para a residência. Isso porque, aproveita melhor os espaços e possui um design inovador.

No entanto, você precisa ter cuidado com a escolha dos móveis planejados para não cometer erros ou até mesmo exagerar na quantidade. Às vezes, menos é mais e o seu comprador ideal talvez pense da mesma forma.

Por isso, opte por móveis com um estilo mais leve também, com um design mais simples. E semelhantemente com a pintura interna do seu imóvel em Santos, é interessante dar uma atenção especial para a cor que será escolhida. Isso poderá ser um diferencial.

8. Iluminação moderna

A iluminação do seu imóvel em Santos também pode ser importante em termos de valorização. É importante que cada ambiente tenha uma luminosidade agradável durante o dia. Então, seria interessante promover reformas para ampliar o recebimento de luz natural dentro da residência.

Caso seja custoso demais para você, não tem problema, você pode focar nas luzes artificiais. Troque suas atuais lâmpadas por boas lâmpadas fluorescentes na maioria dos cômodos da casa, deixando o ambiente bem claro.

Principalmente nos quartos, vale a pena inserir lâmpadas com cores quentes, isto é, aquela cor amarelada. Elas não cansam tanto os olhos quanto lâmpadas com cores brancas. Dessa forma, ela pode ser mais benéfica à saúde do novo morador.

9. Melhorias na fachada

Embora nem sempre seja bom julgar um livro pela capa, no caso da venda do seu imóvel em Santos você vai precisar com o julgamento da capa da sua residência, isto é, com sua fachada.

Não é nada atrativo para os potenciais compradores do seu imóvel olhar, por exemplo, um muro quebrado ou até mesmo pichado. A primeira impressão é a que fica e por mais que dentro do imóvel tudo esteja perfeito, o descuido na parte externa pode ser determinante para o interessado recusar sua oferta.

Nesse sentido, promova melhorias na fachada, contratando profissionais para refazer sua pintura das paredes e portões, e arrumar o jardim, caso houver. Assim, você dará um bom cartão de visitas aos potenciais compradores do seu imóvel em Santos.

10. Equipamentos de segurança

De fato, a segurança é um dos pontos mais importantes que os potenciais compradores do seu imóvel em Santos vão considerar. Por isso, você deve reforçar a proteção da residência com equipamentos de alto nível.

Câmeras de monitoramento, fechaduras mais eficazes e até mesmo softwares, podem fazer toda a diferença para que o interessado sinta-se mais seguro e confiante para adquirir o imóvel. Porque assim, ele assegura a manutenção de seu bem-estar e qualidade de vida. Assim como, de seus entes queridos que vão visitá-lo ou morar também na residência.

11. Introdução de tecnologias

A introdução de recursos tecnológicos também valoriza seu imóvel em Santos. Há inúmeras inovações que estão tomando conta do gosto do público. E outras que cumprem o papel de otimizar atividades fundamentais da residência.

Sabe os móveis planejados que citamos há pouco? Então, é possível introduzir tecnologias que automatizam seu uso, como para abertura e fechamento de portas, por exemplo. Incrível, não é?

Além disso, no serviço de segurança, o uso de softwares pode tornar a proteção dos novos moradores muito mais eficiente, tornando-a quase infalível em situações de risco.

No entanto, esses são apenas dois exemplos da aplicação da tecnologia no seu imóvel em Santos. Ainda é possível inseri-la no sistema de iluminação, utilizá-la como assistente, a exemplo da Alexa, e muito mais. Sendo um diferencial e tanto para vender seu imóvel.

Conclusão

Por fim, realizar reformas para valorizar seu imóvel em Santos, é fundamental se você tem pretensões de vendê-lo algum dia. Por mais que sua residência tenha sido utilizada por você durante muitos anos, para o interessado, trata-se de um nova conquista.

Dessa forma, o lugar precisa transmitir uma boa impressão, nos mais variados aspectos, para convencê-lo a ficar no seu imóvel até então. E todas essas manutenções que destacamos ao longo deste conteúdo, decerto farão a diferença para que você vença a concorrência do mercado imobiliário e consiga fechar um bom negócio. Principalmente, agradando seus potenciais compradores.