Os golpes imobiliários são muito comuns nas negociações, seja de compra e venda ou de locação. O interessado deve ficar atento ao processo desde o início, porque há muitas pessoas de má-fé querendo se aproveitar da situação. 

E não é difícil tirar vantagem em cima do sonho de outras pessoas, porque investir em imóveis é um processo complexo, com transações burocráticas e muitas etapas de negociação.

Um contrato frágil, por exemplo, pode esconder superfaturamento, fraudes e cobranças indevidas. Uma simples atitude, como deixar a chave na portaria para que potenciais interessados visitem o imóvel, pode dar margem para golpes imobiliários.

Por tudo isso, é preciso adotar alguns cuidados para não ser mais uma vítima ao investir em imóveis. A seguir, apontamos os 5 golpes imobiliários mais comuns para você ficar atento e não cair neles!

Golpes imobiliários mais comuns no Brasil

Já que mencionamos o golpe da chave na portaria na introdução, vamos começar por ele. Os proprietários de um imóvel, quando desejam vendê-lo, deixam a chave na portaria para facilitar a visita de potenciais interessados. E, inclusive, anunciam a venda em meios de comunicação com essa informação.

Diante disso, os criminosos se aproveitam para tirar cópia das chaves e se passarem por falsos corretores. Quando um potencial interessado visita o imóvel com o falso corretor, eles pedem um adiantamento para “segurar o imóvel”.

Esse é um dos golpes imobiliários bastante complexos, mas que existem, infelizmente. E ele se parece muito com o golpe em que o criminoso se apresenta como vendedor e, no cartório, consegue a cópia da escritura com os dados verdadeiros do proprietário. 

Com esses dados, falsifica os demais documentos necessários para a venda do imóvel e efetua a negociação, que no fundo é falsa. 

No caso de lotes, um dos golpes imobiliários mais comuns é vender um imóvel com localização errada ou inexistente. Isso é muito utilizado para aumentar o preço de venda, mas também se configura como fraude.

E você sabia que a venda duplicada também é um golpe conhecido? Por envolver muitas burocracias, a compra de um imóvel foge do conhecimento do comprador. 

Os inúmeros documentos e exigências merecem todo o cuidado, mas isso nem sempre acontece. Aproveitando-se disso, os golpistas realizam a venda do imóvel para mais de uma pessoa, e a primeira que o registrar será a nova proprietária.

Por fim, vale destacar uma situação inusitada, mas que também é um dos golpes imobiliários comuns, que é a venda sem consentimento do cônjuge. Uma pessoa casada, por lei, só pode realizar a venda de um imóvel se o outro cônjuge estiver ciente da negociação. 

No golpe, o cônjuge que deseja vender o imóvel apresenta uma procuração falsa para concretizar a transação imobiliária. Em caso de descoberta do outro cônjuge, é possível pedir a anulação da venda.

5 cuidados para não ser vítima dos golpes imobiliários ao comprar imóvel

Parece improvável cair nos golpes imobiliários que citamos? Não tanto. Esses golpes são mais comuns do que se imagina, motivo pelo qual é preciso ter bastante cuidado na hora de comprar seu imóvel. 

Listamos a seguir 5 cuidados essenciais para você não ser vítima desses golpes imobiliários!

Verifique a documentação

A documentação necessária para fechar uma compra de imóvel é extensa. Para quem não tem costume com certos termos jurídicos, ela também parece burocrática. 

Mas existe um motivo pelo qual essa documentação é complexa: garantir a veracidade e a segurança jurídica da transação, evitando golpes imobiliários.

Por isso, antes de fechar o negócio, você deve comprovar se os documentos apresentados são verdadeiros. E como fazer isso? Dirigir-se ao cartório para verificar a legitimidade deles ou solicitar que a autenticação (assinatura) seja feita na presença de um funcionário do cartório.

Para evitar também o golpe que envolve a procuração falsa do profissional falso ou do cônjuge, é também possível pedir a um advogado especialista para verificar se o documento é legal e legítimo. 

Outra medida interessante que pode evitar problemas é solicitar as certidões negativas de débito em nome do proprietário do imóvel. Dessa forma, você descobre se existem dívidas ou outros problemas que possam comprometer a negociação. 

Afinal, tenha em mente que as dívidas do imóvel são transferidas com ele (e você, como novo proprietário, deverá assumi-las).

Visite o imóvel antes de comprá-lo

Visitar o imóvel é uma prática comum para quem pretende investir. E os motivos são vários: verificar a estrutura da construção, a necessidade de reformas e reparos, problemas de infiltração, acabamento, distribuição dos cômodos etc. 

A vistoria do imóvel é um passo importante para evitar dores de cabeça futuras, pois o comprador consegue observar todos os detalhes que considera importante.

Mas a visita não serve somente para ver as condições do imóvel, avaliar a metragem e, claro, confirmar a localização. Na verdade, servirá como confirmação de que o imóvel que você viu pela internet é igual na realidade e atenderá às suas necessidades e às suas expectativas.

Ela também é essencial para verificar se o endereço do imóvel é exatamente aquele que consta na matrícula do imóvel e que foi anunciado pelo vendedor. É, obviamente, a forma de não cair nos golpes imobiliários que tentam vender o imóvel mais caro com uma localização falsa.

Desconfie de valores muito abaixo do mercado

No momento atual, o mercado imobiliário está muito atraente para quem deseja comprar imóveis. 

Se você pensou em comprar um apartamento na praia de Santos, por exemplo, poderá encontrar ótimas propriedades com bons preços. Mas não se esqueça do ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Um imóvel com um preço muito abaixo do praticado na região pode ser um indício de golpes imobiliários. Afinal, o anúncio pode ser falso, o corretor pode ser falso e colocar esse preço apenas para garantir um valor (e depois sumir).

Além disso, imóveis com preços abaixo do comum podem estar com vícios ocultos e problemas na estrutura que demandarão maior investimento na hora das reformas.

Um outro problema comum que pode estar associado ao baixo preço são pendências judiciais, como a disputa por herança. Esse tipo de situação impede o registro de imóvel. 

Se você comprar um imóvel em disputa, terá muitos problemas para regularizá-lo, porque você pagará por algo que ainda não é seu. E essa documentação pendente implicará em mais gastos após a compra, porque você precisará de ajuda jurídica para concretizar a negociação.

Por isso, diante de uma oferta muito tentadora, não faça nenhum pagamento antes de verificar o registro do profissional ou da imobiliária no CRECI. E, mais uma vez, visite o imóvel para avaliar sua condição e verifique todos os documentos do imóvel antes de realizar a assinatura do contrato de compra e venda.

Confira se o corretor e a imobilária possuem registro no CRECI

Para evitar os golpes imobiliários vinculados à presença de um criminoso que se passa por profissional, o interessado deve verificar a existência de registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). 

Corretores e imobiliárias sérios estão registrados no CRECI, órgão responsável pela fiscalização das atividades de corretagem de imóveis.

O registro não é somente uma maneira de atestar o profissionalismo daquela pessoa, mas também sua atuação em conformidade com a lei, sempre pautado nos princípios de ética e boa-fé nas negociações.

Se o profissional possui registro, o comprador fica mais seguro de que suas atividades são supervisionadas. Diante de algum problema, é possível inclusive recorrer ao órgão competente.

Por isso, antes de realizar qualquer pagamento ou assinar o contrato, verifique o registro no CRECI.

Conte com o auxílio de uma imobiliária de confiança

Por fim, mas não menos importante, é possível evitar os golpes imobiliários com uma única atitude: contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança. 

Uma empresa que já conhece o mercado local, que possui boa reputação e tem profissionais registrados e capacitados é a melhor forma de garantir que seu investimento em um imóvel será seguro.

Muitos golpes imobiliários se aproveitam do desconhecimento do comprador. Por isso, quando se tem ajuda da imobiliária, o interessado está amparado em todas as etapas. 

Isso envolve a busca pelos imóveis mais adequados e em boas condições, os valores dentro do mercado, e a análise de documentação.

Se você não conhece imobiliárias de confiança, pode procurar indicações com amigos e familiares, ou procurar na internet empresas bem recomendadas. Uma boa dica é entrar em contato com uma imobiliária que seja especializada em imóveis na região onde você deseja investir.

Em Santos, por exemplo, a Invista Imobiliária possui um amplo portfólio nas melhores regiões da cidade, além de excelente reputação no mercado.

Se você está pensando em investir em um imóvel, deve ter muito cuidado para não cair em golpes imobiliários. Na ânsia de fechar um negócio que parece vantajoso, você pode cair em uma transação bastante prejudicial para seus planos futuros.

Para evitar esse problema, conte com o auxílio de uma imobiliária certificada e de confiança que conhece a região onde você pretende comprar o imóvel. Converse com a Invista e conheça nossos diferenciais!