Já há algum tempo você pensa em comprar um imóvel? Sempre sonhou com um lindo apartamento em Santos, mas não sabe se o momento é o correto? O mercado imobiliário está sinalizando de forma positiva para quem quer comprar um apartamento. 

Veja a seguir um panorama do atual mercado e veja porque o cenário é favorável para quem deseja comprar um imóvel!

Um panorama sobre o mercado imobiliário atual

Em 2020, ano em que a pandemia estourou, houve um grande colapso econômico mundial. Muitas pessoas que pensavam em comprar um imóvel se viram diante de um grande desafio, que é reorganizar a vida financeira. O resultado foi o desaquecimento do mercado imobiliário no primeiro momento. 

Porém, mesmo durante a pandemia, o mercado voltou a se aquecer. De acordo com a consultoria BRAIN Inteligência Estratégica, 22% das pessoas que pensavam em comprar um imóvel fizeram a compra em junho de 2020. 

Enquanto as regiões  Sul e Centro-Oeste apresentaram crescimento das vendas, se compararmos março e junho de 2020, as regiões Sudeste, Norte e Nordeste mantiveram as vendas estáveis. Em outras palavras, o mercado não regrediu, se manteve estável e reaqueceu.

Uma reportagem do 6 Minutos (UOL), apontou que a busca por imóveis residenciais à venda cresceu 12% no segundo trimestre de 2020. Já as construtoras relataram que julho foi o melhor mês da história.

Esse interesse foi também confirmado pela 4ª Onda – Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro, realizada pelo DataZAP. 

De maneira resumida, 4 em cada 10 brasileiros buscaram por imóveis no primeiro trimestre de 2021, enquanto no mesmo período de 2020, a proporção era de 4 em 100.

A pesquisa do DataZAP foi feita em março de 2021 e contou com respostas de 2.224 pessoas que utilizam os portais de imóveis para encontrar opções em regiões metropolitanas do Brasil. 

De acordo com o economista do DataZAP Danilo Igliori, existem três fatores decisivos para o aumento na procura: novo significado de moradia, juros baixos e disponibilidade de crédito imobiliário. 

Cenário bom para comprar um imóvel em 2021

Novo significado de moradia

A residência das pessoas ganhou um novo significado com a pandemia. Em decorrência do isolamento social e do home office, todos passam seu tempo majoritariamente em casa. 

Na pesquisa do DataZAP, um dado chama a atenção. A rotina de mais da metade dos brasileiros entrevistados é ficar em casa e sair só quando muito necessário.

Com isso, a demanda por espaços amplos e mais confortáveis aumentou vertiginosamente. Comprar um imóvel com características diferentes do atual se tornou uma necessidade. 

Em alguns casos, comprar um apartamento em uma região mais residencial e silenciosa é a medida eficaz para a produtividade no trabalho em casa.

Em outras situações, um apartamento em Santos com mais cômodos é a maneira encontrada para conciliar crianças e adultos em casa o dia todo. E essas novas demandas ao comprar o imóvel impactam inclusive os novos lançamentos.

Construtoras e incorporadoras estão atentas ao novo significado de moradia. O movimento de buscar imóveis menores por praticidade foi interrompido. Retomou-se a prática de construir imóveis com maior espaço interno, exatamente para acomodar todos os membros da família de forma mais confortável.

Além desse novo significado de moradia, o mercado imobiliário atual também está aquecido pelos juros baixos.

Juros baixos e disponibilidade de crédito imobiliário

Atualmente, a taxa básica de juros da economia brasileira (Taxa Selic) está em 3,5%. Há alguns anos, ela chegou a atingir 7%. E qual a influência dela no mercado imobiliário? 

Por ser a taxa básica da nossa economia, ela guia todas as demais taxas de juros praticadas em diversos mercados. 

Uma pessoa que contrata um financiamento imobiliário para comprar um imóvel estará sujeita a uma taxa de juros no contrato. Se a Selic estiver baixa, como está atualmente, a taxa do contrato não será tão alta. É exatamente o que está acontecendo. 

Com os juros baixos, mais pessoas se dispõem a comprar um apartamento em Santos ou em outras cidades por meio do crédito imobiliário.

E a liberação de crédito para pessoa física está alta, ao passo que os imóveis não estão valorizando tanto assim. Isso significa que o interessado em comprar um imóvel não precisará de um valor mais alto de crédito para fechar a transação. 

Outro aspecto interessante que esses juros baixos trazem é a perspectiva do investimento a longo prazo. Comprar um apartamento não é tecnicamente um investimento. Ele só se torna investimento quando é vendido, pois se torna um ativo, que traz retorno financeiro positivo ao vendedor. Mas, com o cenário de juros baixos, o comprador deve pensar da seguinte forma.

Os investimentos de renda fixa também seguem a taxa DI, que se baseia na Taxa Selic. Se esta está baixa, o retorno destes investimentos não será vantajoso também. Por outro lado, o mercado imobiliário tende a se valorizar ainda mais devido aos motivos que apontamos.

Assim, quem pensa em comprar um imóvel para vendê-lo no futuro vê a transação atual como uma grande vantagem. E esse pensamento é correto! 

Além da valorização do imóvel ao longo do tempo (e do lucro em uma venda futura), poderá ter um rendimento contínuo se conseguir alugar o imóvel para terceiros

Valor mais alto para comprar um apartamento no futuro

O Índice FipeZap é um índice interessante, pois acompanha o comportamento do preço médio de venda de imóveis residenciais em 50 cidades. De acordo com este índice, o preço de venda residencial abriu o 2º trimestre de 2021 com alta de 0,30%. Em março, o índice estava em 0,18%, o que caracteriza uma alta.

Ainda que o IBGE projetasse um crescimento de 0,32% para o período, conforme o Boletim Focus, podemos considerar que existe uma estabilidade. Isso porque tivemos um índice superior ao esperado em janeiro (0,35%, frente ao esperado 0,3%). 

De acordo com o FipeZap, o preço de venda dos imóveis em Maceió aumentou 1,50% no mês de abril. Foi a capital com a maior alta, e ela já vinha registrando variações interessantes. Em janeiro, teve alta de 1,82%.

No mesmo sentido (dados de janeiro), tivemos crescimento em outras diversas capitais, como Manaus (+1,43%), Curitiba (+1,15%), Florianópolis (+0,88%), Brasília (+0,69%) e São Paulo (+0,46%). Somente Belo Horizonte, Campo Grande e Fortaleza registraram recuo. 

Considerando o ano de 2020, é verdade que o índice ficou abaixo do esperado: a alta nominal foi de 3,87%, ante variação de +4,61% esperada para o IPCA/IBGE.

E o que tudo isso diz para quem deseja comprar um imóvel no momento? Que o mercado está estável, mas com tendência de valorização. Se, mesmo durante a pandemia, o mercado esteve em alta (ainda que abaixo da variação esperada), a tendência é crescer quando retomarmos as atividades econômicas.

Ou seja, é melhor comprar um imóvel neste momento, em que a valorização não é tão alta. Daqui há algum tempo, pode ser que seu apartamento em Santos esteja em um valor inviável.

Baixa oferta de apartamentos novos e amplos

Muitas pessoas que desejam comprar um imóvel querem um apartamento em Santos ou em outra cidade em ótimo estado. Apartamentos mais novos certamente atendem a este requisito. Mas será que eles atendem à necessidade de morar em um local mais amplo?

De acordo com reportagem do Estadão, as incorporadoras estão valorizando a unidade familiar e investindo em altas metragens. Essa é uma tendência do mercado imobiliário para 2021 e para os anos seguintes. Mas não era assim.

As construtoras vinham investindo em imóveis funcionais e pequenos. Por um lado, atendiam a uma parcela significativa da população: jovens solteiros ou jovens casais/duplas. Por outro lado, ampliavam seus lucros.

No entanto, no momento atual, a oferta de imóveis novos e amplos é baixa, se comparado com a demanda. Quem possui um provavelmente não está disposto a vender um imóvel agora. 

Ainda assim, essa demanda crescerá bastante, e tudo que está disponível no momento certamente não estará daqui a uns meses.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o home office deverá crescer cerca de 30% mesmo com o fim da pandemia. O motivo é a maior qualidade de vida dos trabalhadores, bem como a economia de tempo e dinheiro.

Considerando esse fator, comprar um apartamento agora pode ser mais vantajoso do que esperar a busca crescer. Afinal, a regra básica de oferta e demanda também vale para o mercado imobiliário: quanto maior a demanda e menor a oferta, maior o preço.

Se você pensa em comprar um imóvel, a hora é agora. O mercado imobiliário está retomando seu crescimento, que virá de fato quando conseguirmos iniciar nossa recuperação econômica pós pandemia. Além disso, ainda há ótimas opções de apartamento em Santos em bom estado e amplo!

Está querendo comprar um apartamento neste momento? Busque auxílio de uma imobiliária para ajudá-lo na missão!