Comprar um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Existem opções diversas, como adquirir um apartamento na planta, uma casa no condomínio ou um apartamento usado. Para cada transação, há benefícios e riscos envolvidos, certamente.
E como seria comprar um imóvel direto com o proprietário, sem a intermediação de uma imobiliária? Sem dúvidas, há mais riscos nessa transação imobiliária, principalmente pela insegurança jurídica que decorre dela.
Conheça a seguir todos os riscos de comprar um imóvel direto com o proprietário!
A opção de comprar um imóvel direto com o proprietário
Buscar imóveis em sites da internet, conversar diretamente com o proprietário e fechar o negócio. Esse é o trajeto escolhido por muitas pessoas para comprar um imóvel. Passado algum tempo da transação, porém, os problemas aparecem.
Alguns acreditam que a compra de um imóvel direto com o vendedor é mais fácil e vantajosa. O principal motivo seria evitar a taxa de corretagem paga pelo vendedor ao corretor ou à imobiliária. A taxa varia entre 6% e 8% do montante de venda do imóvel.
Para o comprador não faz diferença, a princípio, mas o vendedor pode diminuir o valor de venda do imóvel para concluir o negócio mais rapidamente em pagamentos à vista.
Veja a seguir outros motivos que levam as pessoas a comprarem um imóvel direto com o proprietário:
- Ideia de maior flexibilidade na negociação: o comprador acredita que conseguirá mais descontos e benefícios na hora da compra por não existir um intermediário na negociação. No entanto, um corretor capacitado consegue, com técnicas avançadas de negociação, conseguir benefícios até maiores (para o bem do comprador e seu próprio bem, pois não quer perder a venda).
- Impressão de aumento das oportunidades de negócio: as pessoas acreditam que consegue encontrar mais imóveis interessantes sem o auxílio de imobiliárias e corretores, mas, no final das contas, percebem que esses imóveis estão ou já estiveram nas mãos deles ou, no pior caso, possuem muitos problemas ocultos que não passaram no crivo dos especialistas.
- Ideia de menor burocracia: o comprador acredita que a burocracia na compra e venda reduzirá sem o intermédio de uma imobiliária, mas isso não é verdade. O que acontece é que, por desconhecimento, ele deixa de ter um documento essencial, o que pode trazer outros prejuízos futuros.
- Economia na comissão de corretagem: muitos acreditam que o pagamento de comissões e taxas de corretagem é um gasto desnecessário. Porém, o profissional cuida para que a negociação seja bem-sucedida e não dê prejuízos futuros ocultos.
Os riscos na compra de imóvel sem auxílio especializado
Os motivos para quem decide comprar um imóvel direto com o proprietário já dão uma ideia dos riscos dessa transação. No entanto, para que fique claro, pontuamos a seguir os principais riscos.
Comprar um imóvel mais caro
Um dos riscos ao comprar um imóvel direto com o proprietário é comprar um imóvel mais caro. Imagine que você sempre sonhou com um apartamento na praia e encontra um ótimo imóvel. Quando vê, o valor está bem mais alto do que outros imóveis com qualidade semelhante no mesmo lugar.
Isso é muito comum, porque o imóvel é anunciado e precificado sem ajuda profissional. Se o comprador não souber fazer uma boa pesquisa e negociar, ele pagará um valor mais alto.
Encontrar dificuldades com a documentação do bem e do proprietário
A parte burocrática é sempre um risco ao comprar um imóvel direto com o proprietário. A documentação em dia é fundamental para a segurança jurídica da transação, e a falta de um documento pode inviabilizar o negócio ou causar a perda do bem adiante.
Por isso, o comprador que não tem experiência ou conhecimento com a documentação do bem e do proprietário deve ficar atento para não correr um risco desnecessário.
E o que deve ser analisado? Registro no cartório de imóveis (possui o histórico do bem e quem são os atuais proprietários), escritura, matrícula, existências de processos trabalhistas e situação de sócios e seus cônjuges (quando o vendedor é pessoa jurídica), documentos pessoais e certidões negativas de débito e de ações.
Se o imóvel estiver financiado, também será preciso avaliar a documentação do financiamento.
Comprar um imóvel com dívidas
Infelizmente, existem pessoas que se furtam de cumprir as obrigações legais quanto ao imóvel e, para se livrar delas, vendem um imóvel cheio de dívidas.
Quem não paga IPTU, por exemplo, paga multa moratória diária a partir do dia seguinte ao vencimento da parcela até o limite fixado. Se a dívida não é paga, ela é inscrita na dívida ativa do Município, e o imóvel pode ser levado a leilão.
Além disso, há também os débitos condominiais, as contas de água, luz e gás, que podem cair sobre o novo proprietário.
Se o comprador não se atenta à burocracia e aos documentos necessários, ele pode efetuar uma compra de um imóvel com dívidas.
Não ter um contrato de compra e venda
Uma dificuldade na hora de comprar imóvel direto com o proprietário é a ausência de um contrato para resguardar as partes. Como elaborar um contrato sem auxílio?
Pegar um modelo pronto na internet não será suficiente, porque ele não aborda as particularidades da compra e venda daquele determinado imóvel.
Por isso, se não houver a elaboração de um contrato bem detalhado da transação, as partes podem ser prejudicadas em algum momento.
Escolher um imóvel inadequado
Sem o auxílio de uma imobiliária, existe uma grande chance de o comprador adquirir um imóvel que não é adequado aos seus desejos e às suas necessidades.
Isso porque não são todas as pessoas que sabem o que conferir na hora da compra, sejam aspectos legais do negócio, sejam aspectos referentes à manutenção ou à condição da estrutura do bem imóvel.
Na empolgação de aproveitar um bom preço, o comprador fecha um negócio sem conferir, por exemplo, a infraestrutura necessária para ter um ponto de internet de fibra ótica. Após comprar o apartamento em Santos, percebe que precisará de uma pequena reforma para que o cabo chegue até o modem de sua residência.
Ou então há casos em que há vícios ocultos que só são percebidos por profissionais já acostumados a fazer vistoria no imóvel.
Você já teve problemas com a manutenção de seu imóvel, especialmente da parte elétrica e hidráulica? Na hora de comprar um imóvel direto com o proprietário, isso pode ser uma questão relevante, porque esses defeitos não ficam visíveis.
No entanto, o auxílio dos profissionais do mercado imobiliário sabem exatamente o que procurar na hora de vistoriar um bem. Quando você não tem ajuda deles, há uma enorme chance de comprar um bem com muitos problemas ocultos.
Tudo isso impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores e deve ser observado na hora de fechar negócio.
A inadequação do imóvel pode vir também da localização do apartamento (bairro muito barulhento, por exemplo), dos vizinhos ou de outros detalhes que não são considerados por compradores que não têm auxílio.
Sofrer golpes imobiliários
Os golpes imobiliários são inúmeros, e você pode ser vítima de um deles ao comprar um imóvel direto com o proprietário. Uma pessoa mal intencionada pode, por exemplo, fazer a venda sem a anuência de seu cônjuge, e a transação ser questionada posteriormente. Ou então vender algo que não é de sua propriedade.
Ter limitação das opções de financiamentos
Por fim, o último risco que pontuamos na hora de comprar um imóvel direto com o proprietário é a limitação das opções de financiamento.
Isso porque as instituições financeiras costumam conceder boas opções de crédito imobiliário apenas para clientes que entregam uma documentação pessoal e do bem bastante detalhada. Afinal, o bem financiado servirá como garantia.
No entanto, o comum é que o comprador não tenha em mãos todos os documentos necessários por desconhecimento da situação. E a falta desses documentos pode provocar a não aprovação do crédito e a limitação das opções de pagamento.
Ou seja, deverá negociar um parcelamento direto com o proprietário. O problema é que não existe qualquer garantia de que o imóvel será transferido no final. Pode ser, claro, um golpe imobiliário.
Para evitar todos esses riscos na hora de comprar um imóvel direto com o proprietário, o ideal é buscar auxílio de uma imobiliária confiável.
Uma empresa que possui experiência na localidade em que você busca um imóvel pode ajudá-lo não só a encontrar o imóvel mais adequado, mas dar segurança jurídica em toda a negociação.
O investimento seguro em um imóvel demanda o auxílio profissional. A experiência da imobiliária traz uma série de garantias, pois ela traz conhecimento do mercado, faz uma avaliação justa e precisa do bem, tem experiência na intermediação da negociação, realiza a vistoria, analisa os documentos de forma precisa e agiliza todos os processos burocráticos.
Por isso, se você pensa em comprar um apartamento em Santos ou região, converse com a Invista Imobiliária.
Nossa empresa possui um histórico de credibilidade neste mercado e ótimos profissionais prontos para garantir que você não tenha prejuízos desnecessários.