Na hora de comprar o primeiro imóvel, muitos compradores se decepcionam em pouco tempo. Existem alguns problemas que podem aparecer. Enquanto uns são evidentes, outros ficam mais escondidos. Situação estrutural do imóvel, localização, documentação. Tudo isso pode se tornar uma grande dor de cabeça — inclusive se você quer sair do aluguel.
Por isso, ao comprar o primeiro imóvel, fique atento a esses 6 problemas!
Os possíveis problemas na hora de comprar o primeiro imóvel
Quando alguém pensa em comprar o primeiro imóvel, busca, na maioria das vezes, realizar um sonho. É preciso ter atenção na hora de escolher a casa ou o apartamento para ter exatamente aquilo que procura. Além disso, o interessado deve entender que existem alguns problemas que podem atrapalhar seu momento de aproveitar o sonho realizado.
Eles podem dizer respeito a localização, documentação, características do imóvel e muito mais. Confira!
1. Localização problemática
Na hora de comprar o primeiro imóvel, o interessado deve dar especial atenção à localização do bem.
Existem locais de uma cidade que são perigosos, sejam pelo alto índice de criminalidade ou pela predominância de estabelecimentos. Espaços majoritariamente comerciais ficam desertos após às 18 horas, o que pode prejudicar a segurança de algumas pessoas que chegam tarde em casa.
Há também regiões que parecem “isoladas do mundo”.
É ótimo morar em um local tranquilo, mas nada adianta se ele não atender às necessidades de locomoção e logística. Se você escolhe um local que é longe do trabalho ou da escola das crianças, que não tem infraestrutura de comércio e serviços, terá grande dor de cabeça para desfrutar do seu imóvel.
Outra questão que merece destaque na hora de comprar o primeiro imóvel é a vizinhança.
Sua localização pode ser bem problemática se seus vizinhos forem barulhentos. Já pensou morar ao lado daquele bar que funciona diariamente até 3 horas da manhã? Ou ao lado de salões de festas e empreendimentos barulhentos?
Sem dúvidas, será um grande desafio lidar com essas situações desagradáveis.
2. Documentação irregular
Outro ponto de fundamental importância para quem deseja comprar o primeiro imóvel é a documentação irregular. Este problema pode ter desdobramentos muito sérios, motivo pelo qual deve ser olhado com prioridade.
Antes de realizar a compra, peça toda a documentação da casa ou do apartamento. Com o número da matrícula do imóvel, peça a certidão no cartório de registro de imóveis. Este documento mostra o histórico do imóvel e sua atual situação.
Além disso, verifique, junto à municipalidade, se há algum débito de IPTU e outras taxas, bem como outras pendências fiscais ou financeiras. Sua compra só será segura se a documentação estiver regular.
E quando a documentação está irregular ao comprar o primeiro imóvel? Você pode ser vítima de golpe. Muitas pessoas que não prestam atenção na documentação fazem negócios com quem não é proprietário do imóvel. Ou então adquirem um bem cheio de dívidas, o que pode ocasionar um grande tempo até regularizar a situação.
Por isso, ao comprar o primeiro imóvel, verifique toda a documentação do bem. Em seguida, faça um contrato com cláusulas claras, objetivas e específicas. A ajuda de uma imobiliária é muito importante neste momento.
3. Pouca incidência de luz solar
Ao pensar em comprar o primeiro imóvel você considera a incidência de luz solar? Se não considera, saiba que você pode ter alguns problemas com ácaros e mofo a longo prazo. Mas essa não é a única desvantagem em ter um imóvel com pouca incidência de luz solar.
A posição do imóvel deve favorecer a entrada de luz natural, porque ela gera economia de energia elétrica e conforto térmico. A iluminação também deixa o imóvel mais alegre e bonito, provocando bem-estar.
Você sabia que o sol é também fundamental para nossa saúde física e mental? Um ambiente com pouca luz natural prejudica a qualidade de vida dos moradores e sua produtividade.
Por isso, antes de comprar o primeiro imóvel, observe o posicionamento das janelas. Se possível, visite o imóvel em diferentes horários. A incidência de luz solar é maior quando as janelas se voltam para o norte. Você pode, também, usar aplicativos para saber a posição do sol durante o dia.
4. Estrutura precária do imóvel
Nada pode ser tão grave quanto comprar o primeiro imóvel com problemas na estrutura. Muito mais do que pensar em segurança, localização facilitada, documentação regular e incidência de luz solar, é preciso avaliar as condições reais do imóvel.
Infiltrações, problemas ocultos, rede elétrica desgastada, tudo pode se tornar sua maior dor de cabeça. Para evitar essas questões, o ideal é ter auxílio de um profissional especializado para avaliar toda a estrutura do imóvel.
Conferir cada cômodo (aproveite para avaliar se seus móveis cabem neles) e cada interruptor pode parecer chato, mas é fundamental. Nas regiões litorâneas, a maresia pode causar bastante estrago na estrutura, inclusive.
Veja alguns pontos de atenção que você deve avaliar ao comprar o primeiro imóvel:
Tipo de materiais usados na construção: a qualidade ou o tipo de material utilizado na construção é muito importante. Muitas empresas usam materiais de qualidade inferior visando a economia. Com o uso e o tempo, eles tendem a apresentar problemas. O mesmo ocorre com materiais que foram mal colocados, que tendem a se soltar ainda que a qualidade seja boa. Mesmo em imóveis novos, isso pode não ser tão perceptível, mas a ajuda profissional pode identificar potenciais vícios ou desgastes. Avalie o reboco, o forro, a colocação de peças no banheiro e outras coisas.
Instalações elétricas e hidráulicas: um ponto de suma importância que pode dar muitos problemas posteriormente são as instalações elétricas e hidráulicas. Antes de comprar o primeiro imóvel, o interessado deve verificar tudo que diz respeito a essas redes. Isso significa avaliar o funcionamento de interruptores, tomadas, chuveiros, quadro de luz, fiação, escoamento de água em vasos sanitários, pias e chuveiros, registro de água e possíveis vazamentos.
Idade avançada: uma casa ou apartamento muito antigo pode apresentar problemas estruturais e materiais que não são mais recomendados na construção civil. Utilizar barro para assentar tijolos, por exemplo, é uma prática ultrapassada (atualmente, utiliza-se argamassa). O método construtivo também é determinado pela idade, bem como as condições do imóvel. Por isso, é provável que um imóvel mais novo esteja em melhores condições que um antigo.
Estrutura: imóveis novos ou antigos podem estar comprometidos por erros estruturais, em paredes, telhados, e outras estruturas. Eles também podem estar muito deteriorados em relação a madeiramento, piso e infiltrações.
5. Planta e terreno
Pode parecer bobagem, mas avaliar planta e terreno ao comprar o primeiro imóvel pode evitar muitos problemas.
Imagine que você quer comprar uma casa na praia, mas pensa em aumentar a família em algum tempo.
Para isso, tem o plano de aumentar um cômodo com banheiro para abrigar o novo membro. Será que a planta atual e o terreno permitem essa mudança? Será que a construção adicional provocará um impacto negativo nos demais cômodos?
Outra situação muito comum que demanda avaliação da planta é o tamanho dos cômodos.
Você pode até escolher um imóvel bem espaçoso, mas ele deve ser bem distribuído. O quarto de casal precisa abrigar uma cama grande e, em alguns casos, uma cômoda e outros móveis. A sala de TV deve permitir um espaço suficiente entre a TV e o sofá.
Esses pequenos detalhes podem interferir no conforto e na qualidade de vida dos moradores. Por isso, não se esqueça de avaliá-los antes de comprar o primeiro imóvel.
A condição do terreno também pode trazer problemas para o proprietário.
Tamanho total, área útil (com exceção da construção), espaço disponível para modificação na planta da casa, desnível do terreno, são pontos importantes. Eles indicam as possibilidades de aproveitamento do terreno.
Imagine que você quer morar em um prédio que tem toda a estrutura definida, pois não quer passar por reformas. Se ele tiver um terreno espaçoso, a coletividade poderá aprovar construções adicionais. E isso será uma grande dor de cabeça para você.
6. Imobiliária
Você sabia que a imobiliária escolhida para ajudá-lo a comprar o primeiro imóvel pode ser um problema?
A função principal desta empresa é encontrar imóveis de qualidade mais adequados à sua necessidade, certo? Para isso, deve se mostrar sempre disponível para ofertar o melhor suporte possível, com qualidade no atendimento.
Infelizmente, essa não é uma regra no mercado. Há imobiliárias que prometem muito, mas pouco fazem. E quando o contratante cobra uma postura, envia opções de imóveis que nada têm a ver com o perfil do comprador.
Existem também aquelas que possuem corretores sem registros no Conselho Profissional, e isso já diz muito sobre elas. E o que dizer das empresas que sequer possuem uma boa variedade de imóveis para oferecer?
Todos esses tipos de imobiliária podem causar problemas a você na hora de comprar o primeiro imóvel.
Portanto, procure uma empresa que seja parceira do comprador, como a Invista:
A premissa é ofertar imóveis de qualidade, conhecimento da região e transparência, dispondo do melhor atendimento para ser, de fato, um parceiro do cliente.
Problemas na hora de comprar o primeiro imóvel podem arruinar toda a sua experiência de realizar um sonho. Por isso, fique atento aos pontos que listamos na hora de fazer negócio.
A Invista pode ajudá-lo a avaliar todas as questões suscitadas, atuando como um parceiro na transação. Conheça!