Está pensando em investir em um apartamento usado? Seja para uso próprio ou para alugar e ganhar em uma futura venda, muitos compradores pensam nesses bens. No entanto, a transação deve ser bem analisada antes de ocorrer.
O principal dica é ficar de olho em alguns itens que podem comprometer seus planos e causar muita dor de cabeça. Listamos 5 itens para analisar ao investir em um apartamento usado.
Confira!
Comprar apartamento usado pode ser uma boa oportunidade
Para quem ainda está em dúvida se deve investir em um apartamento usado, pode ficar tranquilo. Existem alguns fatores que provam que essa é uma boa oportunidade. São eles:
Imóvel já pronto: comprar um apartamento usado é comprar um bem já definido, que não é somente uma maquete ou um desenho demonstrativo, o que faz com que o comprador saiba exatamente o que está adquirindo;
Mudança rápida: ao contrário de imóveis novos na planta, que estão sujeitos a atraso na entrega, os imóveis usados são disponibilizados rapidamente ao comprador, em no máximo 30 dias depois da compra;
Localização boa: quando foram construídos, muitos prédios antigos se localizavam mais próximos das áreas centrais, porque existiam mais terrenos que estavam disponíveis;
Alto potencial de valorização: imóveis se valorizam com o passar dos anos, e os antigos tendem a se valorizar ainda mais com reformas e melhorias;
Tamanho maior: imóveis mais antigos geralmente são maiores, porque as construtoras criavam espaços mais amplos;
Preço atrativo: imóveis usados tendem a ter o preço mais baixo e apresentar boa margem de negociação.
Custos já conhecidos: valores de IPTU e condomínio já estão definidos.
5 itens para analisar ao investir em um apartamento usado
O futuro comprador que deseja investir em um apartamento usado deve inspecionar o imóvel antes de bater o martelo. Existem 5 itens que você deve considerar. Se preciso, peça a um especialista para avaliar tudo quando for fazer a vistoria.
Redes hidráulica e elétrica
As instalações elétricas em prédios antigos merecem muita atenção. Por ter muitos anos de funcionamento, é natural que ocorra um desgaste nas fiações e nas ligações. Por isso, antes de investir em um apartamento usado, peça um profissional para avaliar a rede elétrica. Isso evitará problemas mais graves após a mudança.
Alguns itens da parte elétrica você mesmo pode dar uma olhada. Tomadas, chuveiros e interruptores, por exemplo. Já o quadro de luz, os disjuntores e a fiação demandam uma análise mais profissional. Resíduos de superaquecimento ou manchas escuras em determinadas estruturas são um indício de problema, inclusive.
Seguindo essa mesma linha, a rede hidráulica também é fundamental para que seu apartamento possa ser usufruído sem problemas. Como está o escoamento de água nos chuveiros, nos vasos sanitários e nas pias? O registro de água está sem vazamento? A tubulação também está em boas condições?
Muitos vazamentos podem estar, inclusive, ocultos. Por isso, é importante observar se as paredes e o teto não apresentam manchas ou bolor. Em caso de infiltrações, por exemplo, será preciso procurar a origem, que pode inclusive estar em outra unidade.
Outros indícios nada bons são as rachaduras e as trincas, bem como a água com coloração avermelhada ou turva (indica tubulação antiga ou falta de manutenção no reservatório).
Sempre que possível, obtenha um relatório do edifício com o engenheiro ou o arquiteto. Assim, você poderá ter mais tranquilidade ao investir em um apartamento usado.
Acabamento e estrutura
Portas, rodapés, piso, vidros, sacadas, gesso. Os acabamentos de um apartamento usado são inúmeros e não são meros detalhes. Eles influenciam diretamente no aspecto do imóvel, no preço e na durabilidade. Se você pensa em investir em um apartamento usado, deve ter um imóvel coerente com o preço pago.
Por isso, verifique tudo atentamente para saber se vale a pena gastar um grande montante em determinado imóvel. Por exemplo, as áreas úmidas do apartamento sofrem mais com a ação do tempo. Assim, é interessante que o tipo de piso e acabamento das paredes tenham sido escolhidos para amenizar o desgaste da área. Tudo isso para não depreciar o valor da unidade.
E a estrutura do edifício? Está em boas condições? Ela também valoriza sua unidade. Por isso, avalie o acabamento da fachada e das áreas comuns. Pastilhas de cerâmica são fáceis de limpar, apresentam menor custo de manutenção, mas podem descolar com mais facilidade. Converse com o síndico para saber sobre as últimas ações realizadas no edifício.
Segurança e comportamento da vizinhança
Infelizmente, qualquer cidade no Brasil enfrenta o problema da violência urbana, em menor ou maior medida. Por isso, ao investir em um apartamento usado, o interessado deve avaliar bastante a localização do imóvel para saber se a vizinhança é segura.
O primeiro passo é procurar por notícias locais sobre o bairro. Em geral, há muitas estatísticas que podem ser consultadas sobre a violência na cidade. Por isso, de nada adianta comprar um imóvel em uma região com grande incidência de assaltos, porque os moradores não se sentem confortáveis e seguros.
O segundo passo é verificar como o condomínio lida com a questão da segurança. Há um rígido controle de entrada e saída de moradores e visitantes? Tem porteiro 24 horas por dia? Existem equipamentos de segurança, como câmeras, sistemas de monitoramento e portão automático? Há rondas no bairro realizada por vigias?
Além da segurança, o comportamento da vizinhança é outro fator a ser considerado. Se você pensa em investir em um apartamento usado que se localiza em uma área exclusivamente residencial, ótimo. O silêncio está garantido. Por outro lado, pode ter mais dificuldades para acessar produtos e serviços externos.
Mas se você compra um imóvel em uma região de bares, casas noturnas, igrejas e restaurantes, terá que conviver com a poluição sonora. E não é nada fácil, porque esses eventos também podem causar tumultos.
Conheça o comportamento da sua vizinhança e a dinâmica do local antes de investir em um apartamento usado.
Facilidades perto do prédio
O que é importante para você e para sua família quando vocês procuram por um local para morar? Tem pessoas, por exemplo, que não abrem mão de morar perto de um clube. É a garantia de diversão e prática de atividades físicas para toda a família. Outros preferem morar próximos a parques, shoppings, centros culturais.
A escolha é bastante pessoal, mas o ponto que deve ser observado aqui são as facilidades perto do prédio. De acordo com suas preferências e necessidades, você deve escolher tudo aquilo que não pode faltar. Por isso, antes de investir em um apartamento usado, pontue suas prioridades e as de sua família.
Neste mesmo sentido, é fundamental olhar o entorno e o bairro para saber o que ele oferece de infraestrutura. Existe um comércio satisfatório, em que você pode encontrar itens para o dia a dia? Lojas de materiais para casa, papelaria, supermercados, padarias, farmácias? Há uma estrutura de serviços, como hospitais e escolas?
A proximidade com serviços e produtos tornará sua rotina mais simples e prática. Antes de investir em um apartamento usado, portanto, avalie as facilidades perto do prédio.
Resumindo os pontos sobre vizinhança, podemos dizer que você precisa avaliar antes de investir em um apartamento usado:
Locomoção: avalie se é fácil chegar em seu imóvel com transporte público ou privado, se o trânsito diário na região é normal, se existem horários de pico, grandes vias ou acesso facilitado a elas.
Inconvenientes: existem eventos que podem facilitar sua rotina, mas podem atrapalhar bastante, como zonas comerciais, feiras, comércio ambulante e vida noturna agitada.
Segurança: pense se o policiamento na região é bom, se os dados sobre crimes são favoráveis e se o edifício possui boa estrutura de segurança.
Logística: a região deve atender às suas necessidades e oferecer infraestrutura de serviços e lazer para você e sua família.
Valorização: imóveis de determinada região se valorizam com o tempo, verifique se é o caso do seu bairro.
Incidência de luz solar
Por fim, o último item que você deve analisar ao investir em um apartamento usado é a incidência de luz solar. Morar em um local arejado, que recebe luz solar diariamente, não é só uma questão de conforto térmico.
Quanto à saúde, o sol é de fundamental importância para a qualidade de vida, para a saúde física e mental. Em outro aspecto, a incidência de luz solar faz com que você gaste menos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que previne o surgimento de mofo e ácaros. Sem falar que seu espaço fica mais alegre e bonito.
E como avaliar a iluminação do lugar? Veja algumas dicas:
Avalie o posicionamento das janelas, que recebem mais luz solar quando se voltam para o norte;
Visite o imóvel em diversos horários para observar como ocorre a incidência solar;
Utilize aplicativos que mostram a posição do sol e da lua durante o dia.
A partir disso, você verá onde os quartos se posicionam. E isso é muito importante, inclusive na questão de valorização do imóvel. Quartos que recebem o calor pela manhã, mas ficam mais frescos à noite são muito cobiçados em locais de temperatura “normal”.
Em locais onde se faz muito calor, os imóveis voltados à face sul são mais procurados, porque têm sombra e fachada mais fresca.
Se você está pensando em investir em um apartamento usado, já sabe tudo que deve avaliar antes de fechar negócio. Quando se observam os pontos mencionados, suas chances de ter um imóvel valorizado é enorme.
Quer encontrar o investimento perfeito? Converse com os especialistas da Invista! Apresentaremos os imóveis que melhor combinam com seus desejos!