A varanda integrada é uma tendência já antiga, que apareceu há alguns anos, mas que continua em alta. Quem mora em apartamento, especialmente em pequenos imóveis, busca formas de ampliar o espaço. Uma delas é ter sala e varanda integradas. 

Mas esse não é o único benefício de ter esse espaço charmoso em casa. Por isso, apresentamos alguns motivos para você apostar na varanda integrada e como se planejar para uma obra como esta. 

Sala e varanda integradas

Você certamente já ouviu falar em varanda gourmet, aquele espaço de preparo de alimentos e socialização. Ela funciona como uma extensão da cozinha, mas também como espaço de lazer. Mesas, churrasqueira, cadeiras e outros móveis costumam estar presentes. 

E a varanda integrada? Não necessariamente ela será uma varanda gourmet, ok? Ela pode se integrar com a sala, por exemplo, e é sobre ela que falamos neste artigo. É possível integrar a varanda com a sala de jantar, mas também com a sala de estar, transformando-a em um segundo estar. 

Seja qual for a ideia, o objetivo é ter a varanda integrada com uma área social do apartamento. Com ou sem horta, com ou sem lareira. As opções são inúmeras e dependem do desejo dos moradores. 

No entanto, antes de sair integrando espaços, o proprietário deve avaliar alguns critérios. Nem sempre vale a pena ter sala e varanda integradas. Sua sala pode ficar mais exposta ao sol, resultando em um ambiente mais quente. No mesmo sentido, você poderá escutar os sons externos com mais intensidade, o que é relevante em um local barulhento.

Portanto, avalie os prós e contras de ter uma varanda integrada antes de começar a reforma. Em nossa visão, as vantagens costumam valer a pena, confira!

7 motivos para apostar na varanda integrada

Amplitude

O principal benefício de ter uma varanda integrada é ter mais espaço na sala. A área de circulação de pessoas será maior devido à amplitude, o que traz mais conforto a todos. Em um ambiente maior, você pode inclusive escolher móveis maiores, como um grande sofá. 

A amplitude não é apenas uma sensação. Em geral, o apartamento ganha mais metros de área útil e os moradores podem aproveitá-los da maneira que quiserem. Como estamos falando de varanda e sala integradas, é mais espaço para convivência, lazer ou até mesmo trabalho.

Quando trazemos a varanda integrada para apartamentos pequenos, a amplitude é ainda mais relevante. Muitas pessoas, na pesquisa para comprar um apartamento, se deparam com imóveis pequenos para suas necessidades. Uma reforma para integrar sala e varanda pode resolver essa questão da amplitude.

Aspecto moderno ao apartamento

Um bom motivo para quem quer apostar na varanda integrada é dar um aspecto moderno ao apartamento. Você já entrou em um imóvel com sala e varanda integradas, em que a sensação de sofisticação é a primeira impressão? Isso é muito comum neste caso.

Ter esse espaço amplo pode trazer muito estilo para seu apartamento. Sem dúvidas, um bom projeto de decoração fará a diferença. Mas só de ter a possibilidade de adotar móveis maiores e aproveitar melhor o espaço de circulação já traz a ideia de modernidade.

Por isso, se você busca essa proposta para seu imóvel, a varanda integrada é uma ótima opção. Com o auxílio de um arquiteto ou de um designer de interiores, é possível aproveitar melhor o espaço e escolher as cores e os móveis mais certeiros!

Maior aproveitamento da iluminação natural e da ventilação

A integração entre varanda e sala pressupõe eliminar as divisórias dos espaços. Além de trazer maior amplitude, como acabamos de pontuar, isso faz com que o espaço seja melhor iluminado e ventilado naturalmente. 

Com a luz solar entrando com mais facilidade, os moradores usufruem de diversos benefícios, como:

  • Possibilidade de utilizar cores mais escuras ao decorar as paredes, pois a boa iluminação possibilita o uso desses tons sem que o ambiente fique com aspecto de pequeno e pouco iluminado;
  • Economia de energia, já que não é necessário utilizar a luz artificial na maior parte do dia;
  • Melhora da saúde física (maior produção de vitamina D, inclusive) e mental;
  • Sensação de bem-estar e tranquilidade;
  • Maior conforto visual.

Além da maior entrada de luz com a varanda integrada, ela também favorece a ventilação. A abertura da sacada é maior do que a de uma janela comum. A divisória existente entre os espaços impede uma circulação de ar fácil. Com a integração, os cômodos ficam mais frescos e ventilados, o que é muito desejável em apartamentos no litoral. 

Isso significa não ter tanta necessidade de utilizar ventiladores ou ar-condicionado, o que contribui para a economia de energia elétrica.

Mas tome cuidado! No caso de apartamentos altos, a divisória entre sala e varanda “controla” um pouco do vento, que normalmente é forte. Portanto, avalie qual será a melhor opção para seu caso.

Possibilidade de criar novos espaços com a varanda integrada

No início do texto, falamos que não necessariamente a varanda integrada será uma varanda gourmet. Isso porque o morador pode ter outras ideias com a integração, como fazer uma expansão da sala para criar um jardim vertical. 

Há quem tenha a varanda integrada com a sala de estar, mas deixa reservado um espaço para home office no apartamento

As possibilidades de criar novos espaços são muitas. E você pode, claro, criar um espaço gourmet, com churrasqueira e mesa para confraternizações. 

Maior praticidade e privacidade

Você faz o tipo que gosta de receber pessoas em casa para uma confraternização? Gosta de chamar família e amigos para um ambiente de lazer mais privado e confortável? Se sim, ter uma varanda integrada à sala é uma excelente opção para ter mais praticidade e privacidade.

Utilizar o salão de festas do condomínio é a opção que muitos moradores têm para fazer comemorações. No entanto, estão sempre sujeitos a horários limitados, taxa extra ou agenda cheia. Para evitar esse tipo de imprevisto, fazer uma reforma para ter uma varanda integrada é interessante. 

Você elimina todos esses problemas, pode realizar sua comemoração da forma, no dia e no horário que gostaria. Sem se esquecer da lei do silêncio, é claro!

Mais conforto 

Um sofá grande, uma rede, um espaço de leitura junto ao jardim vertical. Tudo isso se torna possível quando se tem uma varanda integrada no apartamento. Esse espaço, além de todos os benefícios que citamos até o momento, pode ser um ambiente muito confortável, seja para descanso e/ou lazer. 

Existem móveis projetados exatamente para essa área integrada, que reúnem conforto, resistência e durabilidade. Basta escolher os móveis certos e ter uma proposta bem definida para sua varanda. Seja como for, ele será um ambiente aconchegante, onde você e sua família poderão descansar ao chegar em casa.

Imóvel valorizado

Por fim, reunindo todos esses benefícios de ter uma varanda integrada, chegamos a uma conclusão óbvia: esse espaço valoriza o imóvel. Como dissemos, as pessoas têm uma sensação diferente quando entram em um apartamento com sala e varanda integradas. 

Sofisticação, elegância, bem-estar e tranquilidade são alguns sentimentos comuns, e isso interfere no valor do imóvel no mercado. 

O apartamento fica bem mais atraente do que os demais que não contam com esse espaço. Aliás, é comum que esses imóveis estejam reformados por completo, já que muitos não vêm com a varanda integrada no projeto original. 

Pensando nisso, se seu imóvel tem mais visibilidade dentro do mercado imobiliário, é natural que ele seja mais valorizado. Portanto, se esse é o seu caso, suas chances de negócio são melhores, pode ter certeza.

Ter uma varanda integrada é uma escolha pessoal. Há muitos motivos para apostar nessa tendência. Amplitude, aspecto moderno, melhor aproveitamento de iluminação e ventilação, conforto, privacidade, tudo isso deve ser considerado. E se essa for uma decisão sua, é preciso saber como a reforma no apartamento pode ser feita. 

Nem sempre o condomínio permite esse tipo de alteração estrutural. Há outras regras que devem ser seguidas, como adotar determinado estilo de vidro. Em alguns casos, é preciso ter autorização dos demais condôminos, o que deve ser feito em assembleia condominial. Há, ainda, situações em que será preciso ter o laudo técnico de um especialista.

Por isso, se você resolveu reformar seu imóvel para ter uma varanda integrada, busque saber sobre as possibilidades. Tenha um profissional de confiança para realizar o projeto e deixar o imóvel com a sua cara.

Mas se você estiver procurando um imóvel que já tenha varanda integrada, conte com o auxílio da Invista Imobiliária!