As pessoas acreditam que a maioria das decorações apresentadas no mercado do design e da arquitetura são ótimas para quem mora em casa. Isso porque, esse tipo de moradia costuma possuir bem mais espaço nos cômodos do que um apartamento. Inclusive, para a decoração de quarto de bebê, muitos acham que isso favorece, devido ao espaço maior.
Essa ideia não é completamente verdade, já que o projeto pode ser adaptado para a necessidade do cliente. Mas, é claro que um ambiente maior tende a propiciar maiores oportunidades quando se trata de decoração de quarto de bebê. Por isso, existem algumas dicas para orientar na hora de fazer esse tipo de decoração em um apartamento.
Conheça agora 11 dicas para acertar na decoração de quarto de bebê em um apartamento.
Importância de planejar com antecedência
A chegada de uma criança traz muitas alegrias e muitas preocupações para uma família. Essas preocupações se iniciam no preparo de um ambiente especial para o pequeno, o quarto de bebê.
Esse cômodo precisa ser muito bem pensado para receber o mais novo integrante da família de forma adequada. Afinal, a decoração de quarto de bebê precisa trazer beleza, funcionalidade e praticidade.
O primeiro passo é levar em consideração todas as atividades que serão desempenhadas nesse ambiente, como troca de fraldas e amamentação. Outro ponto é considerar que os bebês crescem muito rápido, e em pouco tempo começam a explorar seus arredores, por isso, prezar pela segurança é primordial.
Sendo assim, definir a decoração de um quarto de bebê vai muito mais além do que simplesmente escolher peças bonitas. Por isso, quanto mais cedo esse planejamento for realizado, mais chances do resultado final ser bonito, elegante, prático, funcional e do agrado dos pais.
Na hora de fazer esse planejamento, existem alguns pontos principais que precisam ser priorizados.
Priorizar a qualidade do sono
Um lugar limpo, organizado e com iluminação adequada é um dos principais fatores da higiene do sono que afeta diretamente a qualidade do sono do bebê. Além disso, preparar com antecedência um quarto prático e convidativo, favorece a utilização do mesmo, evitando problemas de adaptações nas rotinas diárias.
Estabelecer vínculos afetivos
O planejamento desse cantinho especial vai ajudar a criar vínculos afetivos com a criança que vai nascer. Separar um momento com antecedência para pensar nessas questões ajuda a prever possíveis dificuldades da maternidade e da paternidade. Dessa forma, o casal consegue conversar e se preparar melhor para qualquer desafio que surgir.
Pensar mais a frente
O planejamento com antecedência da decoração de quarto de bebê ajuda, inclusive, a reduzir gastos a longo prazo. Isso porque, dessa forma, é possível buscar móveis que se adaptem para acompanhar o crescimento da criança, evitando trocas desnecessárias no futuro.
Por exemplo, o berço pode se transformar em uma minicama e um trocador de fraldas com altura regulável pode virar uma mesa de estudos.
Evitar surpresas de última hora
Os imprevistos sempre acontecem. Um móvel pode ser entregue errado, um profissional pode atrasar a entrega, uma ideia pode ser trocada ou outras surpresas podem aparecer. Quando se faz a decoração de quarto de bebê com antecedência, esses imprevistos não atrapalham, já que existe tempo hábil para solucioná-los.
Diferenças entre casa e apartamento
Os cômodos de uma casa tendem a ser mais espaçosos que os de um apartamento. Não é uma regra, mas é o que geralmente ocorre. Por isso, a decoração de quarto de bebê em uma casa tende a ser diferente da que é feita em um apartamento. Especialmente apartamentos mais novos, que costumam ter quartos menores que os antigos.
As diferenças devem ser levadas em consideração na hora de pensar em pontos específicos. Por exemplo, na escolha das cores, que são capazes de deixar o ambiente mais amplo com cores claras, ou mais delimitado, com cores escuras. É preciso pensar também na iluminação, já que um espaço mais amplo precisa de mais pontos de luz.
E, é claro, é preciso ficar atento à escolha dos móveis. Uma ótima indicação para ambientes menores é usar móveis já prontos e multifuncionais. Outra aposta são os espelhos na parede, que quando bem colocados, dão uma impressão de amplitude no ambiente.
Cuidados na decoração de quarto de bebê
É preciso ter cuidados específicos na decoração de quarto de bebê. Vamos citar abaixo os principais cuidados que devem ser levados em consideração.
Escolha dos móveis
A decoração de quarto de bebê básico requer poucos móveis. Um berço, uma cômoda e uma poltrona de amamentação são o bastante. Em relação ao berço, um cuidado importante é escolher um que ofereça opções para o crescimento da criança. E confira também se o berço escolhido possui certificações de segurança para prevenir acidentes.
Em relação à cômoda, ela é suficiente para acomodar todas as roupas, dispensando uma peça maior como um guarda-roupa. E também, ela ainda pode servir de apoio para o trocador. Já a poltrona de amamentação é importante para o conforto da mãe. Ela pode ser uma cadeira de balanço, uma cama ou um sofá, dependendo da realidade da família.
Escolha das cores
A decoração de quarto de bebê precisa ser voltada para um ambiente confortável, aconchegante e alegre. Por isso, o ideal é apostar em cores claras e calmas, como os tons pastel, que são uma ótima opção. Porém, é preciso levar em conta o gosto pessoal também, sendo assim, equilibre esses fatores na hora de escolher a sua paleta.
Escolha do estilo
A escolha do estilo de decoração de quarto de bebê ajuda a transmitir aquilo que os pais desejam para a criança. O desejo é fazê-lo se sentir protegido ou estimular o seu desenvolvimento? Cada estilo transmite um sentimento. É preciso pesquisar e descobrir qual o estilo que mais se encaixa na sua família.
As opções são variadas e numerosas. Entre os estilos existentes podemos citar o minimalista, o clássico, o montessoriano, o romântico, o divertido, o moderno, o retrô, o provençal e o imperial.
Gastando pouco
É possível fazer uma linda decoração de quarto de bebê, mesmo que os pais queiram economizar nessa área. Para isso, é importante fazer um bom planejamento e decidir o valor que será gasto nesse item. A partir daí aposte em móveis de cores neutras, pois eles facilitam na decoração.
Você também pode reaproveitar ou reformar móveis que já possua, ou que conhecidos que tiveram um bebê estão se desfazendo. Você pode escolher uma única parede para decorar, através de pintura ou papel de parede. Assim, o quarto fica estiloso e você economiza. Utilize os próprios brinquedos do bebê para dar um toque na decoração.
E uma outra ideia bem criativa e que gasta pouco, é construir um mural de fotos. Utilize materiais de escritório que se tem em casa e faça um lindo mural utilizando fotos da mamãe grávida, e quando o bebê nascer, registre os momentos mais importantes e acrescente as fotos mais marcantes no seu mural.
O que não pode faltar
Além dos itens básicos, que não podem faltar na decoração de quarto de bebê, existem alguns outros pontos importantes que precisam ser considerados. O primeiro é a versatilidade, afinal, o bebê vai crescer, e para evitar grandes gastos, é importante que a decoração seja versátil.
Outros pontos muito importantes, que andam juntos, são a saúde e a segurança. Por isso, tome cuidado na escolha de cada um dos itens. E por fim, não pode faltar conforto e praticidade, afinal, a vida de uma mãe não é fácil, e se a sua decoração não facilita as tarefas diárias, fica muito difícil dar conta de tudo o que precisa.
11 dicas para fazer decoração de quarto de bebê
Agora que você já sabe os cuidados que uma decoração de quarto de bebê exige, conheça 11 dicas que vão te ajudar a concluir essa missão.
- Comece pelas cores
As cores precisam ser a primeira escolha a ser feita, afinal, elas vão acabar guiando todo o resto. Por exemplo, não adianta comprar um item de uma cor aleatória, e depois decidir que vai pintar o quarto de uma cor que não combina com o que já havia sido comprado. Por isso, defina a sua paleta de cores antes de querer decidir qualquer outro ponto.
- Escolha um papel de parede
Papéis de parede são excelentes escolhas para decoração de quarto de bebê. Afinal, eles são fáceis de aplicar e possuem uma beleza que valoriza a decoração. Se o papel de parede escolhido tiver designs grandes e chamativos, escolha uma única parede para aplicá-lo. Pode ser na parede em que o berço estiver encostado.
- Escolha a melhor iluminação
A decoração de quarto de bebê precisa passar calma e tranquilidade para o ambiente, e a luz escolhida é grande responsável por essa sensação. Se a sua luz de teto for fria, adicione pelo menos uma fonte de luz morna. Ela vai ser útil nos momentos de preparação para o sono e nas mamadas noturnas, pois, não machucam os olhos nem agitam a criança. Essa luz morna pode ser oferecida através de um abajur fofinho que faça parte da decoração.
- Fique atento à segurança
A segurança é uma das principais preocupações quando se fala de decoração de quarto de bebê. Para isso, opte por móbiles leves, antialérgicos e feitos de tecido, assim, evita problemas respiratórios e se cair no berço, não machucam o bebê. Em relação a tapetes, tome cuidado em áreas de grande circulação, porque podem provocar quedas graves.
Em prateleiras altas, só coloque peças leves, como bichinhos de pelúcia e cobertores, para evitar acidentes. Cuidado com os acessos à rede elétrica, porque os bebês tendem a colocar os dedinhos nas tomadas, por isso, use protetores. Escolha modelos de móveis sem quinas pontiagudas, ou aplique protetores de silicone. E o mais importante, garanta que o berço e os armários possuam certificação INMETRO.
- Utilize nichos
Os nichos podem ser utilizados na decoração de quarto de bebê já que eles são baratos, versáteis e fáceis de instalar. Eles servem tanto para apoiar objetos e utensílios (potes de algodão e cotonete) quanto para decorar (com brinquedos ou bichinhos de pelúcia).
- Utilize tapetes
Os tapetes são muito utilizados em decoração de quarto de bebês já que eles enfeitam, aquecem e trazem mais aconchego para o ambiente. É possível inovar nas cores, formatos e estampas, mas preste atenção ao material que ele é feito. Prefira modelos antialérgicos e laváveis. Além disso, coloque em lugares de pouco movimento para evitar acidentes.
- Utilize cortinas
As cortinas são itens muito escolhidos, também, na decoração de quarto de bebê. Elas ajudam a controlar o excesso de luz, e isso é uma grande vantagem, já que os bebês costumam dormir durante o dia. Além disso, elas ajudam na beleza e no aconchego do ambiente.
- Utilize quadros
Eles são ótimos para animar e dar personalidade ao ambiente. Por isso, escolha um tema de decoração de quarto de bebê e escolha quadros que tenham relação com esse tema. Ou, se preferir, enquadre fotos da família e, futuramente, do bebê.
- Utilize prateleiras
Elas são muito práticas e são ótimas escolhas para decoração de quarto de bebê. Escolha objetos que precisam ser acessados de forma fácil e rápida, coloque-os em potes e caixas bonitas e decoradas e deixe-os nas prateleiras. Além disso, elas podem ser apoios para peças de decoração.
- Utilize um lustre
Um lustre pode fazer toda a diferença na decoração de quarto de bebê. Depois de decidir o estilo do quarto, escolha um lustre que combine com a decoração. Garanta que a peça seja muito bem colocada e evite colocar o berço embaixo desse item.
- Quarto planejado
Se você deseja ter uma decoração de quarto de bebê impecável, tanto em beleza, quanto em praticidade, invista em um quarto planejado. Assim, você terá tudo feito sob medida, o que permite ocupar os espaços mais compactos. Essa é uma dica muito importante para os quartos bem pequenos.
O quarto de um bebê precisa ser planejado com antecedência por todos esses fatores. Inclusive, o ideal é que ele seja pensado no momento em que você for adquirir o seu apartamento. Afinal, no momento que o bebê vier, você já terá se prevenido em relação a possíveis obras.
Se você deseja encontrar um apartamento pensando no quarto do seu bebê, conte conosco