A Praia de Santos é um lugar mágico em toda a sua extensão. Inúmeros atrativos e curiosidades garantem boas formas de lazer a moradores e turistas. A cidade, que está a apenas 70 km da capital paulista, é um local disputado para quem deseja curtir um final de semana ou comprar um apartamento em Santos.
Seja para residências, feriados ou férias, a Praia de Santos é uma excelente opção. Conheça, a seguir, algumas curiosidades sobre a cidade e seus atrativos!
Curiosidades sobre Santos
Santos foi fundada poucos anos depois do descobrimento do Brasil, em 1546, por Brás Cubas. Localizada parcialmente na ilha de São Vicente, é uma cidade com caráter vanguardista na política, tendo abolido a escravidão antes mesmo da Lei Áurea. Além das curiosidades históricas, a Praia de Santos traz alguns fatos bem interessantes.
O primeiro deles é o vulcão do Macuco. De acordo com notícias que corriam na época (1896), ele entrou em erupção, com labaredas de fogo de quase 10 metros de altura. Por pouco, Santos não se tornou uma cidade onde é possível nadar em águas quentes. O único detalhe é que era uma grande mentira. O tal vulcão era só um poço artesiano.
E o que dizer do hidroavião parado na Ponta da Praia, quase em frente ao Aquário? Na década de 50, existia um avião que ficava dando rasante na orla. Era o avião do capitão-aviador Herbert Cukurs, que fugiu da Letônia devido à 2ª Guerra Mundial. Ele fazia voos panorâmicos com quem pagava, mas a grande maioria apenas observava. O legal é que ele também trouxe os esquis aquáticos para o Brasil e inventou os pedalinhos.
Por fim, uma última curiosidade interessante sobre Santos: caipirinha seria, na verdade, caiçarinha. Uma das bebidas mais famosas do Brasil nasceu na Praia de Santos.
Pesquisas apontam que ela surgiu no fim da década de 50, quando a geladeira apareceu no local para fazer o gelo. A cidade abrigou o primeiro engenho de açúcar brasileiro, no Morro da Nova Cintra, e um barzinho da cidade criou o drink.
6 atrativos na Praia de Santos que você precisa conhecer
A Praia de Santos possui uma orla de 7 km, e essa extensão traz muitos atrativos que você precisa conhecer, além das atrações históricas, vida noturna agitada e passeios.
Você pode, por exemplo, aproveitar um passeio de bonde para conhecer a parte histórica da cidade. Ele sai da Estação do Valongo e percorre um trajeto de 5 km. Se gostar de futebol, uma boa opção é o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, onde você conhecerá mais sobre a história do time, poderá visitar o campo, o vestiário dos jogadores e a sala de imprensa.
E os atrativos na Praia de Santos? Veja 6 imperdíveis!
Maior jardim do mundo
Se você não sabe que Santos possui o maior jardim do mundo, ainda não conhece a Praia de Santos de verdade. O jardim está distribuído por toda a orla, com 5.335 metros de comprimento e largura entre 45 e 50 metros. Ele é conectado por algumas avenidas que ligam os sete canais e, durante toda a sua extensão, existem 33 monumentos homenageando santistas e diversas personalidades ilustres.
Ainda no século 20, a orla era basicamente ocupada por chácaras, com muita mata virgem. O jardim foi construído por alguns motivos, e um deles foi a infestação de epidemias que atacou a cidade. Muitas doenças, como peste bubônica, varíola, tuberculose e febre amarela mataram inúmeras famílias.
Além disso, em 1988, a orla foi tomada por ratos, e o prefeito tentou combatê-los colocando gatos no local. No entanto, em 2004 os roedores apareceram novamente na praia e se tornaram um problema. A preocupação com a proliferação de vermes que transmitem doenças era grande, mas o problema foi resolvido.
Desde 2002, o jardim da Praia de Santos integra o Guiness Book e foi tombado pelo patrimônio histórico. Ele possui mais de 100 espécies de plantas e flores.
Parque Municipal Roberto Mário Santini
O Parque Municipal Roberto Mário Santini é uma Plataforma do Emissário Submarino, que avança 400 metros dentro do mar. No parque, os visitantes podem usufruir de atrações variadas, como pistas de skate, playgrounds e arquibancada junto ao quebra-mar. O local também abriga um lindo monumento de 15 metros de altura da famosa artista plástica Tomie Ohtake.
Além da beleza e das atrações, o parque é sede de vários eventos, como shows e festivais.
Praias
A grande extensão da Praia de Santos não traz somente a possibilidade de aproveitar o maior jardim do mundo. Apesar de não existir uma separação geográfica das praias, cada uma delas possui um nome, relativo ao bairro onde estão situadas. O marco principal são os canais, inclusive.
A seguir, listamos algumas das principais praias para você colocar no roteiro:
Boqueirão: localizada entre os canais 3 e 4, é uma praia com ótima infraestrutura, bancos, posto policial e sanitários. Com arquitetura modernista tombada pelo Patrimônio Histórico, é por lá que você encontra uma feirinha de artesanato aos finais de semana.
Ponta da Praia: praia que se extende do Canal 6 até o Canal 7, é um local com muitas exposições artísticas, passeios de ferry boat e competições de regatas. De lá, você avista os navios do porto de Santos e pode pegar uma balsa para o Guarujá.
Praia do Gonzaga: situada entre os canais 2 e 3, é a praia mais famosa e badalada de Santos. Não à toa, é o ponto do ônibus turístico Conheça Santos, responsável por um passeio que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.
Embaré: essa praia de Santos está localizada entre os canais 4 e 5 e costuma ser a primeira opção dos jovens devido à presença de muitos bares e quiosques. A praia está em frente à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré.
José Menino: praia situada na divisa com São Vicente, se estende até o Canal 2 e é muito frequentada por surfistas. Por lá, você ainda pode visitar o Museu Pelé e a Plataforma do Emissário Submarino.
Aparecida: situada entre os canais 5 e 6, a praia de Aparecida é bastante frequentada por crianças que gostam de pedalar, patinar e brincar. Seu marco é a Fonte do Sapo.
Uma ótima observação para se fazer sobre a Praia de Santos é a possibilidade de fazer passeios de escuna. Apesar de ser uma das recomendações de boa parte dos Santistas, muita gente de fora desconhece. É uma oportunidade de ver a cidade de outro ângulo.
Se você pensa em fazer um passeio, deve se dirigir à Ponte Edgard Perdigão. Os passeios partem de hora em hora, tem duração aproximada de 1 hora e 30 minutos e passam por diversos pontos turísticos, como a praia do Góes, a Ilha das Palmas (com pausa de 15 minutos para mergulho) e a Fortaleza da Barra.
FeirArt
Mencionamos acima, ao descrever a Praia do Boqueirão, que você pode aproveitar a praia no final de semana para ir à feirinha de artesanato. É exatamente a FeirArt, que acontece todos os sábados, das 16 horas às 20 horas.
Com mais de 200 expositores, você encontrará uma infinidade de produtos, desde roupas, bijuterias e acessórios, até enfeites, quadros, artigos de decoração e, claro, comidas.
No domingo, a FeirArt acontece na Avenida Conselheiro Ribas, em frente ao SESC Aparecida.
Aquário de Santos
O Aquário de Santos é o ponto turístico mais visitado da cidade e conhecido inclusive no mundo todo. Com mais de 70 anos de tradição, o local abriga 150 espécies marinhas e mais de 4 mil peixes, dentre os quais se incluem cavalo-marinho, leão-marinho, pinguins de Magalhães, tubarões-lixa e estrelas do mar.
Uma das atividades mais legais é o tanque de toque. Os visitantes podem encostar em algumas espécies marinhas, como ouriços, estrelas do mar e anêmonas. Ficou interessado? Fique atento aos horários de funcionamento, pois o Aquário fecha às segundas-feiras e possui diferentes horários para dias de semana e finais de semana.
Morro do José Menino
Por fim, se você é adepto a conhecer outra vista da Praia de Santos, a parada obrigatória é o Morro do José Menino. O local é conhecido por ser um espaço de prática de voo livre, mas oferece uma vista panorâmica supreendente de toda a Baía de Santos, incluindo o porto, as praias e a Ilha Porchat, em São Vicente.
Se você gosta de aventuras, o passeio se torna ainda mais atraente, pois há uma escola de parapente no alto do morro. Para tornar o passeio mais charmoso, deixe o carro em caso e suba pelo teleférico da Praia do Itararé, em São Vicente.
Todos os atrativos da Praia de Santos tornam a cidade um lugar muito atraente para os turistas e para os moradores. Ela demonstra ser um espaço de lazer e cultura, de qualidade de vida e tranquilidade. É, assim, uma excelente opção para quem deseja comprar um imóvel para investir a longo prazo.
Por ser um ótimo lugar para se viver, com toda a infraestrutura necessária, é também uma excelente escolha para se morar. Se você quer comprar o primeiro imóvel, considere Santos como um destino imperdível.
Fique atento, porém, aos possíveis problemas na hora de comprar seu imóvel!