Quer um apartamento novo, sem passar por uma mudança? Trocar a decoração do ambiente com um revestimento novo pode dar esse novo ar que você busca. No mercado é possível encontrar muitas opções para transformar as paredes do apartamento e a maioria delas não são difíceis de instalar.
Vale ressaltar, que por terem tantos tipos diferentes, é preciso pensar nos cômodos e a funcionalidade e durabilidade das suas escolhas.
Para aprender como dar uma cara nova para as paredes do apartamento e ter um ambiente incrível sem causar uma grande bagunça, fique com a gente até o final da leitura e aproveite as informações!
Para que servem os revestimentos para as paredes do apartamento?
O primeiro ponto é entender que o revestimento é algo que vai em cima da alvenaria, e portanto, além de decorar o ambiente, serve também como uma proteção para a parede. Por isso, é possível aliar as duas coisas – atender a necessidade do ambiente, como por exemplo uma parede que será molhada, ou precisa de uma melhor acústica, com a beleza do local.
Então, antes de escolher seu revestimento, fique atento às opções que mais se adequam às funcionalidades requeridas para aquele determinado cômodo. É de suma importância destacar que a escolha do revestimento para as paredes do apartamento é capaz de impactar diretamente no resultado estético do ambiente, e por isso é preciso escolher com muito carinho.
E quais são os tipos de revestimentos para as paredes do apartamento?
Como falamos, a variedade de opções é imensa. Isso pode confundir as pessoas na hora da escolha. Muitas vezes a ajuda de um profissional especializado é fundamental para entender a finalidade do local e para encontrar uma cobertura que combine com a personalidade da casa.
Para te ajudar, vamos listar aqui os principais revestimentos para as áreas internas, além de falar sobre suas vantagens e características principais, assim, sua escolha será mais fácil!
Papel de parede
Uma das opções mais baratas e de fácil colocação, esse tipo de revestimento é usado principalmente nos ambientes sociais, como sala e quarto. É um material extremamente versátil e, se usado adequadamente, pode deixar o ambiente incrível.
Você irá encontrar diversos modelos de cores e estampas como os florais, geométricos e até mesmo os 3D.
Diferentemente do que falam, o papel de parede pode ser aplicado com uma cola que é removível com água, e portanto, não estraga as paredes.
Revestimento de tecido
Mais indicados para ambientes secos como corredores (hall), quartos e salas, os tecidos podem deixar o ambiente com mais vida e muito aconchegante. Pensando nas vantagens, elas são bastante parecidas com as do papel de parede: variedade de cores, estampas, facilidade de aplicação e a possibilidade de troca.
Algumas particularidades são importantes se a decisão for este revestimento: não se pode esticar demais o tecido e é preciso garantir que a parede não tenha infiltrações e esteja bem lisinha para não marca.
Além da umidade, é importante se atentar a quantidade de luz recebida no ambiente, porque alguns tecidos desbotam e podem esfarelar com muita exposição.
Adesivo nas paredes do apartamento
O adesivo também é considerado um tipo de papel de parede, só que com a diferença que ele é autocolante e portanto, não necessita de cola na aplicação. Por este motivo, uma grande vantagem do adesivo é o custo – ele é bem baixo, pois dispensa a necessidade de materiais para colar e mão de obra especializada, apesar de precisar de alguns cuidados na aplicação para não formar “bolhas”.
Além do custo baixo, a aplicação do adesivo não faz sujeira na casa e você pode encontrar uma infinidade de opções de estampas, inclusive é possível personalizar.
Esse tipo de revestimento pode ser aplicado em azulejos, vidro, plástico, chapas metálicas, PVC ou parede pintada, desde que sejam lisas e secas.
Madeira
As ripas de madeira são muito procuradas para mudar a atmosfera e deixar as salas de estar aconchegantes, com um tom mais natural e um excelente isolamento térmico.
Uma das grandes vantagens de usar os painéis ripados nas paredes do apartamento é a versatilidade. A madeira combina com estilos de decoração. Além disso, ainda há a possibilidade de embutir alguma coisa no painel, como um armário, e assim otimizar o espaço.
Cerâmica ou porcelanato para as paredes do apartamento
Esse tipo de cobertura é ideal para áreas molhadas, apesar de também ficarem muito bem em outros ambientes, pois hoje é possível encontrar uma grande variedade de cores e texturas. Banheiros, cozinhas e lavanderias ganham praticidade de limpeza e muita resistência, além de passarem uma sensação de amplitude.
Geralmente um revestimento mais homogêneo, em cores neutras como branco, creme, cinza e preto. O porcelanato é um pouco mais resistente do que a cerâmica, pois a sua produção usa uma tecnologia que garante menos porosidade.
Cimento queimado
Um tipo de revestimento para as paredes do apartamento que vem ganhando cada vez mais admiradores. Moderno, prático e com baixo custo, essa cobertura pode dar um ar sofisticado para qualquer ambiente no qual seja aplicada.
Combina muito com salas de jantar ou com o quarto do casal, e oferece um efeito manchado, com pequenas trincas com um estilo bem rústico.
Pastilhas
As pastilhas possuem grande durabilidade, e podem ser colocadas em locais úmidos, como cozinha, banheiro, lavanderia e áreas externas. Uma desvantagem para as paredes do apartamento com esse tipo de revestimento é que a limpeza não é facilitada, devido à grande área de rejunte.
Outro ponto é que esse tipo de revestimento costuma ser um pouco mais caro. Por esse motivo, é comum vermos uma aplicação em faixa ou em áreas menores, como, por exemplo, um painel na cozinha ou no banheiro.
É possível encontrar uma grande variedade de acabamentos e os efeitos nos ambientes serão incríveis.
Pedras como mármores e granitos
Para este tipo de revestimento encontramos diversos tamanhos e cores, e outra grande vantagem é a versatilidade. As pedras podem ser usadas em áreas molhadas mas também ficam lindas em áreas nobres do apartamento, como a sala.
Um ponto a salientar é o custo, que costuma ser alto se comparado com outros tipos de cobertura para as paredes do apartamento. Outro modelo de revestimento de pedra muito interessante é a canjiquinha.
Criada a partir da utilização de rochas cortadas em pequenos pedaços, elas formam barras aplicadas diretamente sobre a parede. É uma opção excelente para quem deseja dar um toque diferente ao ambiente.
Azulejos
Geralmente muito duráveis e resistentes, este revestimento é ideal para locais úmidos como banheiro, cozinha e lavanderia. Apesar de serem bastante comuns, as peças podem ser encontradas em diferentes tamanhos, formatos, desenhos e cores.
São muito fáceis de limpar, porém, a desvantagem, é que a instalação requer um conhecimento especializado, além da sujeira gerada na troca.
Tijolinho
Esse revestimento pode dar um ar de “campo” para o seu apartamento. Ele pode ser usado em áreas internas como cozinha, sala ou até mesmo o quarto. Como é a base da construção, muitas vezes é necessário apenas fazer o tratamento básico, como passar uma resina.
Uma outra opção é pintar de branco e trabalhar bem com luminárias nas paredes do apartamento. Para quem deseja um acabamento mais rústico, que ao mesmo tempo harmonize com os mais variados estilos de interiores, essa é uma opção incrível.
Do clean ao moderno, passando pelo contemporâneo, os tijolinhos dão um efeito muito interessante. Como desvantagem, é que pode ser complicado deixar o tijolo aparente nas paredes que possuem instalações hidráulicas e elétricas embutidas.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento antigo, nascido nos suntuosos palácios europeus do século 19, e que agora voltou com tudo. Apesar de fazer muito sucesso em cozinhas e banheiros, ele também pode ser usado em diversos espaços, inclusive revestindo móveis.
Com uma estética vintage, desenhos coloridos e monocromáticos, o ladrilho hidráulico vai criar um patchwork nas paredes do apartamento. Algumas peças têm textura, desenhos diferentes e são muito coloridas, e por isso é possível ter um ambiente refinado, porém alegre.
A desvantagem é que ele é bastante poroso, pode absorver líquidos e manchar com facilidade. Hoje em dia podemos encontrar muitas cerâmicas e porcelanatos que imitam o ladrilho hidráulico. Porém, você pode achar que eles não possuem o charme artesanal dos originais.
As placas acústicas para as paredes do apartamento
Muitas vezes precisamos de um local dentro do apartamento que precisa de um isolamento acústico, ou mesmo é uma alternativa para reduzir a poluição sonora que está cada vez mais presente no dia a dia de quem vive nas grandes cidades.
Nestes casos, as placas acústicas são uma ótima opção, e não pense que hoje em dia o ambiente vai parecer um estúdio de gravação. É sim possível encontrar placas decorativas, que, além de cumprir seu papel para diminuir os ruídos, ainda deixarão o ambiente lindo e aconchegante.
Pintura
Não poderíamos deixar de citar esse tipo de revestimento para as paredes do apartamento. Conhecido como o revestimento universal, a pintura é, sem dúvida, a opção mais econômica, e serve para qualquer tipo de ambiente. As tintas oferecem infinitas possibilidades. Elas podem ser brilhantes, acetinadas ou foscas e certamente um tipo será o ideal para o gosto do morador.
A versatilidade também impressiona. Para quem quer mudar apenas um local do cômodo, é possível pintar de uma cor diferente e transformar o ambiente. Além do custo baixo, muitas pessoas se aventuram a pintar as paredes do apartamento, não havendo a necessidade de contratar um profissional especializado, já que o látex tem sua base solúvel em água e, por isso, facilita muito a vida do pintor.
Textura com massa
Esse é um tipo de revestimento mais personalizado. O desenho vai depender do gosto e da sua criatividade do morador e na maioria das vezes será feito em uma única parede. Feito para destacar um ambiente, a textura com massa pode ter uma cor diferente para completar o projeto, de acordo com a decoração.
Muito usada em salas ou nas paredes do escritório do apartamento, certamente darão um toque bastante diferenciado ao ambiente.
Revestimento em aço
A plasticidade do aço, que é uma liga metálica formada por ferro e carbono, permite obter peças de várias formas, com certa facilidade. Por isso, esse tipo de revestimento serve para quem quer destacar algum lugar do apartamento, especialmente na cozinha.
Um backsplash metálico, de bronze ou cobre, é uma excelente forma de atualizar o cômodo e dar um toque de luxo e modernidade à decoração. O material é de fácil limpeza, o que torna a opção prática, além de linda.
Com um toque de cozinha industrial, esse revestimento para as paredes do apartamento vai trazer beleza, rusticidade e acolhimento.
Conclusão
Agora que você já conhece muitas opções, é hora de pensar com cuidado nas paredes do apartamento e nas funcionalidades que você quer em cada ambiente. Além da escolha do revestimento, pesquise também sobre a colocação, se é preciso uma mão de obra especializada e também em quais materiais serão necessários.
Não esqueça que algumas paredes precisam ser preparadas para receber o revestimento, como por exemplo eliminar as imperfeições e irregularidades. Outro ponto importante é a manutenção. Alguns tipos de revestimento não podem receber água ou produtos abrasivos, enquanto outros são mais fáceis de manter, como os cerâmicos e porcelanatos.
Com todas estas informações, esperamos que fique mais fácil entender os diferentes tipos de revestimento e escolher o mais indicado para as paredes do apartamento.
Quer saber mais sobre decoração? Não deixe de visitar o nosso blog!