Ter plantas em casa traz uma sensação de bem-estar, né? Elas são as estrelas do paisagismo de interiores, inclusive. Mas você já pensou como fazer o plantio em apartamentos? 

É possível ter hortaliças mesmo em um espaço pequeno, saiba disso. Ao contrário do que muitos pensam, as casas não são os únicos imóveis em que se pode ter uma horta. 

Existem temperos, frutos e hortaliças que fazem parte do cultivo em apartamentos.

Por isso, preparamos esse guia para você se inteirar do assunto e começar o plantio!

Onde fazer o plantio em apartamentos?

O plantio em apartamentos pode ser feito em muitos locais. É preciso, sim, observar a incidência de luz solar, especialmente se a espécie plantada precisar de muito sol. No entanto, como demonstraremos adiante, o morador pode utilizar sua criatividade para explorar o cultivo das hortaliças.

Na varanda

A varanda é o espaço mais popular para fazer o plantio em apartamentos, pois recebe a maior quantidade de luz solar e ventilação. Porém, a menos que você tenha uma sacada enorme, o local ainda é pequeno. 

Por isso, recomenda-se o uso das hortas verticais, seja com fixação em treliças à parede, seja suportes ou nichos decorativos.

Caso pretenda utilizar modelos fixos, é preciso tomar cuidado na hora da fixação devido ao possível encanamento na parede escolhida. Além disso, pense em materiais adequados que consideram o peso e a função dos vasos. 

A disposição dos vasos pode envolver variação de altura, cores, com ou sem nome de temperos ou outra personalização. Mas pense na decoração do espaço antes de escolher esses objetos para que tudo fique harmonizado!

Em suporte de chão ou bancadas

Os suportes de chão para vasos também são uma boa possibilidade para o plantio em apartamentos. Eles são muito populares no cultivo de flores, mas funcionam muito bem com as hortaliças. 

É possível encontrar suportes com várias “argolas”, o que permite um maior número de cultivos no mesmo espaço. Essa otimização não é o único benefício, inclusive. Os suportes têm mobilidade e não demandam fixação na parede (algo temido por quem mora em apartamento alugado). Além disso, alguns permitem a regulagem entre a altura dos vasos.

Caso opte por essa saída no cultivo em apartamentos, escolha suportes em aço anticorrosivo. Lembre-se de que a peça ficará exposta ao sol e ao vento. 

Além dos suportes, as bancadas aparecem como ótima opção para o plantio em apartamentos. Tem uma cozinha bem iluminada e arejada? Será um privilégio ter temperos frescos na hora de cozinhar. E eles ainda ajudam na purificação do ar, como toda planta.

Em caixotes

Quem tem um apartamento no litoral com uma decoração bem tropical e rústica gostará de plantar em caixotes. Sim, é possível fazer o plantio em apartamentos nesses objetos sustentáveis. Eles possuem um bom molde para a maioria das plantas. Basta prepará-los para se tornarem vasos: furos na base, algumas pedras no fundo e substrato.

Por terem um tamanho um pouco maior, fica ótimo na varanda. Mas não é exclusividade deste espaço, ok?

Em estantes ou suspensas

Uma outra maneira de realizar o plantio em apartamentos sem furar paredes são as estantes. Tenha cuidado com a escolha do material, porque madeira e metal podem inchar, apodrecer e comprometer sua estrutura.

Até mesmo por isso, o uso dos vasos autoirrigáveis é recomendado. Se não for o seu caso, basta deixar os vasos em outras superfícies até que sequem por completo. 

E que tal ter hortas suspensas? São boas opções para quem tem pouco espaço e não tem varanda. Neste caso, fique atento aos materiais: escolha os resistentes e nunca ultrapasse o peso indicado.

Na parede

As hortas verticais são muito famosas em apartamentos. Elas são fixadas na parede para ganhar espaço, mas ficam lindas como decoração. É possível utilizar estruturas diversas, como metal, madeira ou nichos individuais para cada cultivo.

As treliças são bem conceituadas por permitirem a mobilidade dos vasos. Assim, basta mudá-los de local conforme a necessidade do seu cultivo ou de decoração.

Como realizar o cultivo de hortaliças em apartamentos?

Agora que você viu as diversas possibilidades de local para fazer o plantio em apartamentos, é hora de aprender como fazê-lo. Afinal, não adianta colocar tudo bonitinho na varanda e passar alguns dias e não ter nada!

#1 – Escolha o local

O local para o cultivo em apartamentos é o tópico mais importante, pois influencia diretamente no desenvolvimento das hortaliças. A regra básica é que a horta precisa receber luz solar. Algumas espécies se satisfazem com luz indireta e também artificial (luzes full spectrum).

Lembra quando você estudou biologia na escola, especificamente a fotossíntese? Pois é. Esse é o motivo da necessidade de luz solar está diretamente relacionada à colheita. E quanto tempo de exposição? Veja: 

  • Luz solar direta: mínimo de 3 horas por dia, sendo recomendado o sol da manhã;
  • Luz indireta (inclusive artificial): qualquer horário por, no mínimo, 6 horas.

Com essa informação, pense bem no local da sua estrutura, considerando também um local arejado.

#2 – Monte o seu vaso corretamente

Para fazer o plantio em apartamentos, você utilizará vasos ou jardineiras. A montagem é fundamental para ter plantas saudáveis. Siga esse passo a passo simples e tudo ficará bem:

  1. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso (brita ou argila expandida), que auxilia no escoamento da água, evita o superaquecimento e o apodrecimento das raízes;
  2. Se for o caso de evitar o excesso de terra caindo no chão ao regar os vasos, use a manta bidim ou para drenagem após a camada de drenagem.
  3. Preencha até a boca do vaso com uma combinação de areia, terra vegetal e terra comum (proporção 1:1:1). Misturar húmus de minhoca nessa combinação fornece mais nutrientes para o cultivo. 
  4. Faça uma rega suave sobre a terra até escoar pelos furos do vaso.
  5. Caso a terra acomode, adicione um pouco mais.

Em caso de plantio por sementes, esse passo a passo não servirá, mas é bem mais simples. Basta utilizar um substrato pronto para garantir os nutrientes necessários para a germinação da semente. Após 20 dias (no máximo), transplante-as para outro tipo de solo.

Se você está pensando em comprar mudas das hortaliças, escolha mudas saudáveis. Em seguida, basta seguir o passo a passo.

#3 – Escolha as melhores hortaliças

E quais hortaliças escolher para o plantio em apartamentos? Em primeiro lugar, saiba que cada espécie tem um período de plantio e colheita. A boa notícia é que existem vários temperos que aparecem em diferentes épocas do ano (e até o ano todo). Veja:

  • Janeiro: alface, agrião, almeirão, coentro, couve, espinafre, nabo, rabanete, rúcula.
  • Fevereiro: agrião, alface, beterraba, chicória, espinafre, ervilha, manjericão, rabanete, salsa.
  • Março: alho, alface, almeirão, brócolis, cenoura, couve-flor, espinafre, salsa, salsão.
  • Abril: agrião, alho, almeirão, couve-flor, chicória, espinafre, nabo, rúcula, repolho.
  • Maio: almeirão, beterraba, brócolis, couve-flor, nabo, salsa, salsão, rabanete, repolho.
  • Junho: agrião, almeirão, beterraba, brócolis, cenoura, chicória, nabo, repolho de inverno, rúcula.
  • Julho: almeirão, alho, alface, beterraba, rabanete.
  • Agosto: berinjela, jiló, pimenta, pimentão, tomate.
  • Setembro: alface, jiló, maxixe, pepino, salsa.
  • Outubro: brócolis, batata-doce, berinjela, coentro, feijão de vagem.
  • Novembro: alface, batata-doce, brócolis, coentro, rabanete.
  • Dezembro: abobrinha, cenoura, feijão de vagem, pepino, repolho.

A escolha das hortaliças também depende do espaço disponível para cultivo em apartamentos.

Para ter uma mini-horta, algumas hortaliças podem se desenvolver melhor. Cebolinha, salsinha, manjericão, coentro, alecrim e hortelã são bons exemplos. Os microverdes (cultivados com o uso de sementeiras, como beterraba, rúcula, repolho, cenoura, etc.) também são boas opções. 

Em uma horta de espaço médio, pode acrescentar orégano, tomilho e pimenta nessa lista. E em espaços grandes, outros tipos de pimenta e cerca de 3 tipos de PANCS (ora-pro-nóbis e peixinho).

Aproveite e veja algumas dicas sobre os temperos, que são fáceis de cultivar:

  • Hortelã e salsinha: não gostam de compartilhar o vaso, pois possui raízes que ocupam muito espaço.
  • Alecrim: ao colher, retire somente metade ou menos do raminho para dar continuidade ao crescimento.
  • Pimenta: dê preferência a biquinho, dedo-de-moça e tabasco.
  • Orégano e tomilho: pegam no solo com facilidade.
  • Cebolinha: tire os talos pela base.

E sobre as hortaliças mesmo? A couve e suas variedades são fáceis de cultivar. O alface tem uma versão baby que cabe em qualquer vaso. A beterraba e a cenoura são versáteis, porque é possível aproveitar a raiz e as folhas.

E se quiser plantar frutos, nossa dica é plantar morango e amora. Com as sementes já prontas, use uma terra de boa qualidade e coloque em um vaso suspenso. Assim, crescerão em cascata!

#4 – Observe as necessidades de cada planta

Após escolher suas hortaliças, você deve buscar quais são os cuidados e as necessidades de cada espécie. As regas podem ser mais ou menos frequentes de acordo com o tipo, a região em que você mora e as condições climáticas. 

Há plantas que precisam de adubação orgânica, por exemplo. Então busque informações sobre as hortaliças escolhidas para o cultivo em apartamentos para vê-las se desenvolvendo bem.

#5 – Conheça as dicas para facilitar o plantio em apartamentos

Falamos dos principais pontos sobre o plantio em apartamentos: luminosidade, ventilação, local e cuidados específicos. “Ah, mas não tenho varanda nem terraço”. Opte por colocar suas hortaliças perto da janela e da luminosidade. Tente seguir ao máximo essas dicas para ver suas plantas bem. E, claro, confira essas outras dicas que facilitam o cultivo:

  • Ao escolher os vasos, se a decoração for importante para você, pense em formatos semelhantes e cores diferentes (ou até vasos personalizados) para conseguir diferenciar algumas espécies parecidas (caso da salsinha e do coentro);
  • Pense nos vasos autoirrigáveis (possuem reservatório para armazenagem de água) caso vá ficar alguns dias fora de casa;
  • Escolha vasos de tamanhos diferentes considerando as particularidades da espécie em relação ao espaço;
  • Opte por estruturas fáceis de limpar e manusear.

O guia do plantio em apartamentos é o primeiro passo para quem deseja ter plantas e hortaliças em casa. É possível colocá-las em diversos espaços, mas o cuidado com o local é fundamental. A montagem do vaso também é importante para os nutrientes, bem como a escolha das hortaliças.

Quer um local possível para ter algumas hortaliças? Conheça a varanda gourmet!