A iluminação de apartamento pode alterar totalmente o clima da residência. Não à toa, muitas pessoas investem em um projeto de iluminação, inclusive com opções hi-tech. Além de realçar a decoração e o design de interiores, o uso correto da luz transmite sensações apropriadas para cada ambiente. 

Por isso, além de pensar na questão estética, é preciso pensar na função de cada cômodo e a relação dos moradores com eles. Que tal ver algumas dicas para deixar seu apartamento em Santos ainda mais charmoso?

Avalie os cômodos do seu apartamento em Santos

A avaliação dos espaços do seu apartamento em Santos é determinante para pensar a iluminação do imóvel. Cada cômodo possui necessidades diferentes. A luz no quarto não precisa ser branca como a luz da cozinha. Além disso, considere a decoração do ambiente para que tudo fique coerente.

Se você acabou de comprar um imóvel usado e pensa em reformá-lo, ótimo. O projeto de iluminação deve ser compatível com o projeto elétrico. Portanto, defina-o primeiro e veja se há necessidade de reformas elétricas. Apartamentos de alto padrão mais novos costumam vir com projeto definido. Mas avalie seus desejos de toda forma. 

Dentro desse panorama geral, trouxemos algumas dicas para cada cômodo da sua casa.

Sala de estar

A sala de estar é um ambiente cuja proposta é o lazer e o relaxamento. É o local onde recebemos amigos e familiares. Por isso, deve trazer uma sensação de aconchego, certo? A iluminação de apartamento para este cômodo deve considerar o seguinte:

  • Adote lâmpadas focais coloridas ou brancas caso queira destacar algum item específico;
  • Não use luzes próximas a aparelhos eletrônicos podem gerar reflexos e aquecê-los;
  • Pode usar abajures, spots de luz, luminárias de mesa ou lustres sobre a mesa;
  • Não coloque luzes direcionadas ao sofá, porque geram desconforto na visão;
  • Opte por uma luz suave e amarela na iluminação geral.

Sala de jantar

O foco da sala de jantar é a mesa e o momento de refeições. Ou seja, o ideal é destacar os alimentos servidos por meio de uma iluminação em cima da mesa (distância mínima de 90 cm). 

A luz amarela também é uma boa opção. Se quiser criar uma atmosfera intimista para seu apartamento em Santos, instale dois focos de luz somente. O restante do cômodo ficará em penumbra. Ou você prefere um lustre pendente central com um sistema de dimerização? Assim, também poderá controlar a quantidade de luz.

Escritório

Nos últimos tempos, tivemos um aumento no número de pessoas em home office. Ter um escritório confortável se tornou necessário, e isso envolve a iluminação de apartamento. Luminárias de teto LED para iluminação geral e spots LED com luz direcional para iluminação auxiliar cumprem bem a função.

Veja outras dicas:

  • Ilumine o cômodo de maneira uniforme para evitar reflexos na tela do computador;
  • Invista em um ambiente brilhante para não forçar a visão e estimular a atenção e a produtividade
  • Utilize lâmpada de temperatura cor neutra ou branca (veja adiante).

Quartos

Os quartos devem trazer uma intimista e relaxante – se forem para adultos. Neste caso, a iluminação de apartamento deve considerar uma luz geral quente e suave. Se quiser, pontos estratégicos de luz podem melhorar a estética. A iluminação indireta é bem aconchegante.

No caso dos quartos de crianças, a inquietude toma conta. Para que gastem energia durante o dia, a iluminação forte é ótima. Ela também estimula a concentração das crianças em idade escolar. O uso de lâmpadas coloridas também é legal. 

À noite, porém, use uma iluminação mais suave com efeito calmante. Para lidar com essa oscilação, o dimmer é uma boa opção.

Cozinha e banheiro

Cozinha e banheiro são dois cômodos a serviço da higiene. Por isso, pensar na iluminação de apartamento nestes casos é optar por lâmpadas frias (fluorescentes da cor branca). Com elas, é possível enxergar e limpar as sujeiras.

Se tiver iluminação natural, melhor ainda. Se não, pense na iluminação central, mas também nos spots. Eles criam foco e direcionam a luz para algum ponto (bancada, mesa, coifa, lateral do espelho, etc).

Algumas pessoas têm um projeto de iluminação de apartamento especial para o banheiro. Para relaxar na hidromassagem, as luzes amarelas difusas são ótimas. No entanto, para se maquiar ou fazer a barba, lâmpadas de LED com foco frontal ao redor do espelho conseguem iluminar o rosto inteiro sem criar sombras. Tudo depende do uso.

Área de serviço

A área de serviço do seu apartamento em Santos deve estar bem iluminada para evitar sombras ou luzes quentes. Por isso, as lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois não superaquecem o local e o deixam mais agradável para o trabalho doméstico. 

Além disso, essas lâmpadas consomem pouca energia. 

Varanda

Em um projeto de iluminação de apartamento, é comum nos esquecermos da varanda por ser um espaço mais aberto. No entanto, se você quer deixar seu apartamento em Santos muito charmoso, esse local também será incluído no seu planejamento. 

A varanda é o local onde passamos momentos de descanso e de lazer. Uma varanda gourmet, por exemplo, é um ótimo espaço de confraternização com os amigos. Quando a iluminação de apartamento faz a diferença no cômodo, todos percebem.

E como fazer isso? Veja algumas dicas:

  • Utilize spots com iluminação focal para destacar pontos, como poltronas, bancada da varanda gourmet, quadro, vaso com arranjo de flores, etc;
  • Coloque fitas de LED embaixo dos móveis, como os armários, para aproveitar os benefícios da luz indireta e garantir um ar moderno;
  • Adote luminárias de piso junto ao sofá se deseja ter um ambiente mais charmoso;
  • Tenha luminárias de piso ou de mesa para ajudar nos momentos de leitura. 

Fique atento somente para não ser extravagante demais na iluminação de apartamento. Você não quer deixar sua varanda, que é um ambiente tão leve, com um visual sobrecarregado, certo?

Equilibre a iluminação natural com a artificial

O equilíbrio entre iluminação natural e artificial é importante por diversos motivos. Citamos alguns:

  • Efeitos positivos no metabolismo humano, o que pode melhorar o humor e a qualidade do sono;
  • Imóvel mais arejado e com uma iluminação harmônica;
  • Maior economia de energia elétrica.

Caso seu apartamento em Santos tenha uma varanda, você tem uma ótima fonte de luz natural. Em alguns casos, pode ser até excessiva, mas uma cortina pode contribuir para o conforto visual.

Nos cômodos em que há pouca incidência de luz natural, invista em luzes artificiais coerentes com o espaço, como ressaltamos. Uma ótima dica neste aspecto é investir na iluminação indireta, com abajures, arandelas, fitas de LED, luminárias e spots.

A iluminação geral de um ambiente chama mais atenção por cobrir todo o espaço e garantir  o conforto visual. Mas a iluminação indireta pode ser usada como elemento decorativo, para destacar elementos específicos. Além disso, casa muito bem com locais com uma proposta mais aconchegante. 

Por fim, dê atenção para os pontos de reflexão. Quando a luz incide em uma superfície reflexiva, pode ir direto para os olhos. Esse ofuscamento pode ser incômodo e atrapalhar a visão. Então, evite pontos de luz intensa perto dos materiais reflexivos, como mesa de vidro, espelho, televisão e monitores.

Conheça os tipos de lâmpadas e escolha conscientemente

Pensar na iluminação de apartamento sem conhecer os tipos de lâmpada é quase impossível. Há uma grande variedade de produtos, o que causa confusão, mas cada lâmpada possui suas próprias vantagens e funcionalidades. E o que você precisa considerar?

Em primeiro lugar, avalie a temperatura da lâmpada, a tonalidade da iluminação. O tom amarelado dá uma sensação de conforto, enquanto a luz branca nos deixa mais atentos. Isso é medido pela escala Kelvin, que apresenta diferentes comprimentos de onda de luz. Veja: 

  • 2.700K (luz amarela): traz conforto ao cômodo, sendo interessante para dormitórios;
  • 4.200K (luz neutra): mais utilizada em cozinhas, salões de beleza e museus, porque não interferem na coloração dos objetos e dos alimentos.
  • 6.400 (luz branca): ideal para escritórios e salas de aula.

Além da temperatura da iluminação de apartamento, opte por lâmpadas econômicas, como as lâmpadas de LED. Apesar de serem mais caras, são versáteis, mais econômicas e tem maior durabilidade. A longo prazo, é um investimento que se recupera. 

Você pode também optar pelos dimmers, dispositivos que controlam a intensidade da iluminação.

Escolha luminárias adequadas à proposta de decoração

Seguindo a ideia das lâmpadas para a iluminação de apartamento, é importante escolher luminárias adequadas. São diversos modelos para todos os gostos e bolsos. Básicos e essenciais, extravagantes e elegantes, despojados e informais. Você encontrará de tudo em uma loja especializada.

A escolha dependerá, novamente, do cômodo onde ela será colocada e da proposta de decoração de apartamento. Caso seu apartamento tenha uma decoração de verão bem marcante, pode combinar bem com uma luminária com elementos naturais, como bambu.

Tenha auxílio de profissionais para pensar a iluminação de apartamento

Você sabe suas preferências de estilo e decoração. Mas qual seu conhecimento sobre um bom projeto de iluminação de apartamento? Se você quer deixar seu apartamento em Santos charmoso, a ajuda de profissionais, como arquitetos e designers de interiores, pode fazer a diferença. 

Eles têm domínio técnico e experiência no assunto. São capazes de elaborar um projeto de iluminação de apartamento personalizado e incrível. 

Você sabia, por exemplo, que a automação da iluminação pode ser uma ótima maneira de economizar energia? Como exemplo, a iluminação pode estar conectada a sensores de luz natural, utilizar temporizadores e regulagem de níveis de iluminação, e usar a luz elétrica somente quando, onde e pelo tempo necessário.

Com o auxílio de profissionais, você pode traçar um projeto bem bacana e hi-tech!

Ter um apartamento em Santos personalizado em vários aspectos é o sonho de muitas pessoas. Um dos fatores que contribui para o clima e o charme do imóvel é a iluminação. Por isso, pense em um projeto de iluminação de apartamento que valorize sua personalidade e a decoração.

Que tal aproveitar e conhecer mais sobre a automação residencial no apartamento?