Como deve ser a decoração de apartamento pequeno? O ponto principal é trazer uma sensação de amplitude para os ambientes. Vários detalhes contribuem para isso, como iluminação, divisórias, tons claros, espelhos e muito mais.

Então, confira nossas dicas para brilhar ao decorar um apartamento pequeno!

Os fundamentos da decoração de apartamento pequeno

Kitnets, lofts, apartamentos de no máximo 60 m². Essa é uma nova realidade em cidades de grande porte. Os moradores buscam facilitar sua rotina inclusive na relação com o imóvel: quanto menor, mais fácil de manter. 

Sem dúvidas, esse é um ótimo motivo para morar em um imóvel pequeno. Isso não quer dizer, porém, que ele deva ser sem graça. Há diversas ideias de decoração que podem ser colocadas em prática para tornar seu cantinho um brilho.

Mas tenha cuidado! Se você começar a decorar seu pequeno apartamento sem antes entender os fundamentos dessa decoração, há grandes chances de erro. E quais são eles? São 3 principais:

  • Minimalismo: é o estilo ideal para espaços pequenos e também necessário. Assim, evita-se as sensações claustrofóbicas e trabalha-se com a amplitude dos locais. Se quiser adotar outro estilo, não tem problema, claro, mas se atente aos detalhes para fazer escolhas coerentes com o espaço.
  • Planejamento: é o estudo técnico do espaço, em que se analisa todos os ambientes e as possibilidades que eles apresentam.
  • Organização: cada item deve ter seu devido lugar, já que a bagunça dá impressão de um espaço pequeno.

Adentrando mais nesses fundamentos, pense que o objetivo final é deixar seu imóvel confortável e com aspecto amplo. Para isso, é preciso medir o tamanho de cada cômodo, o que ajudará bastante no planejamento da decoração do apartamento pequeno.

E o minimalismo? Apesar de não ser o estilo obrigatório, perceba que você não terá tanto espaço. Então, pratique o desapego e se desfaça daquilo que não é necessário. Assim, será mais fácil inclusive manter a organização.

Feitas essas breves considerações, veja 7 dicas para a decoração de apartamento pequeno!

7 dicas para decorar um apartamento pequeno

Pouco espaço não é sinônimo de apartamento sem graça! Veja 7 dicas para decorar um apartamento pequeno!

Aposte em tons neutros e claros

Certamente os tons neutros e claros não ampliarão seu espaço. Isso é óbvio – e físico. Mas se levarmos a questão para o lado neurológico, você entenderá o motivo de adotar esses tons no imóvel.

De forma simples, cores claras induzem o cérebro a pensar que aquele espaço é amplo. Quando alguém (e você) entrar em um apartamento pequeno e claro, terá a sensação de que ele é maior do que realmente é. E pronto. 

Não estamos falando para pintar todas as paredes de branco e ter um imóvel semelhante a um hospital. A ideia aqui são os tons: aposte nas tonalidades claras, como o tom pastel, que ilumina e energiza o ambiente. Quanto mais claros os tons, maior a intensidade do efeito de amplitude.

Tenha ambientes integrados

Uma tendência em projetos recentes de design de interiores é a integração de ambientes. Quando falamos em decoração de apartamento pequeno, é quase que uma necessidade. É, inclusive, uma boa maneira de dar mais amplitude aos espaços. Afinal, as paredes ocupam espaço, certo?

Existem muitas combinações de ambientes pequenos integrados e confortáveis. Em um apartamento bem pequeno, uma cozinha americana pode se integrar com a sala, fazendo da bancada o único local de refeições. Uma sala de estar ou de jantar que se integra com a varanda dá amplitude e um aspecto bem charmoso.

Em alguns casos, como lofts e kitnets, é possível ver o quarto se integrando com a sala, com separação de divisórias, painéis ou móveis. 

As possibilidades são inúmeras, e isso não significa falta de privacidade, ok? Painéis de madeira, portas de correr e outras soluções não ocupam espaço, permitem a integração de ambientes e preservam a privacidade. São ótimas ideias para decoração de apartamento pequeno.

Inclusive, se quiser abolir todas as paredes e transformar seu apartamento em monoambiente (tipo um loft), é possível.

Utilize divisórias entre ambientes

Aprofundando ainda mais sobre as divisórias, a ideia principal delas é dar amplitude, mas manter os ambientes visíveis entre si. Já ouviu falar em cobogó? É um elemento vazado que pode ser feito com diversos materiais e passou a ser muito utilizado em decoração de apartamento pequeno. 

Ele possibilita maior ventilação e luminosidade no interior do imóvel, mas também vem sendo utilizado como divisória. E do tipo elegante! Ele mantém a privacidade, mas sem perder o charme.

Outras possibilidades de divisórias são as portas de vidro, que causam um efeito bastante interessante. Você consegue ver o cômodo ao lado, ao mesmo tempo em que ela traz uma imediata sensação de amplitude. 

É uma ótima alternativa de decoração de apartamento pequeno. As portas de correr também cumprem esse papel de não ocupar espaço ao serem abertas. 

Aproveite prateleiras, nichos e armários aéreos

Se não tem espaço na horizontal, utilize o espaço vertical. Essa é uma dica para decoração de apartamento pequeno que deve ser levada a sério, mas com cautela. 

Você terá as paredes à sua disposição, então poderá investir em prateleiras, nichos e móveis aéreos para organizar seus pertences. É eficaz para manter a casa sempre em ordem, mas cuidado com o excesso. 

Lembre-se de que uma proposta minimalista ajuda a trazer a sensação de amplitude pela ausência de coisas. Se você encher todas as paredes, terá o efeito contrário.

Use espelhos 

A função dos espelhos na decoração de apartamentos pequenos é muito benéfica. Você já reparou que um mero corredor de um prédio comercial que possui espelhos na parede inteira traz a sensação de que aquele espaço é muito maior?

Dentro da sala de um apartamento, ele pode cumprir o mesmo propósito e ainda receber uma iluminação elegante. Quando bem utilizado, o espelho traz um resultado bem evidente, como “dobrar o tamanho do local”. É só uma impressão, claro, mas é o que importa. 

Para conseguir esse efeito, coloque espelhos em uma parede que reflita um cômodo, como salas e quartos. Evite colocá-los atrás de eletrônicos (para não mostrar os fios) e tenha cuidado com o uso excessivo de itens decorativos pequenos. 

Afinal, se o espelho duplica tudo, você terá um ambiente duplamente carregado.

Tenha uma boa Iluminação

A iluminação também é uma grande aliada na decoração de apartamento pequeno. Ela não serve somente para dar ao ambiente um ar mais sofisticado, moderno e atraente. 

Seja natural ou artificial, a luz impacta nas cores das paredes e dos móveis. Como apontamos no início, os tons claros dão a sensação de amplitude. Portanto, as luzes auxiliam exatamente neste efeito.

Uma lâmpada fixa no centro do teto não traz o mesmo efeito de lâmpadas pequenas espalhadas pelo cômodo. Isso serve para imóveis de qualquer tamanho, mas o “aperto” da lâmpada central fica evidente nos apartamentos pequenos. 

Por isso, pense bem em um projeto de iluminação que ajuda a ampliar os ambientes. Luminárias de trilho, por exemplo, trazem sensação de profundidade. Luminárias de parede servirão para focos específicos.

Invista em móveis multifuncionais

Por fim, nossa última dica de decoração de apartamento pequeno também ajuda a otimizar os espaços. Os móveis multifuncionais são aqueles que servem para diversos propósitos. 

Inclusive, já trouxemos o exemplo de um deles, que é a bancada da cozinha americana. Ela pode separar a cozinha da sala servindo como mesa de jantar. Mas também pode ser uma ilha de preparo de alimentos, no estilo de uma cozinha gourmet. Ainda na cozinha, os armários multifuncionais podem ter nichos para eletrônicos menores e até plantas.

Em um loft, a escrivaninha pode ser usada como cabeceira da cama, o que otimiza bastante o espaço do quarto. Além de economizar metragem, serve como maneira de integração dos ambientes, como apontamos anteriormente. 

Também no quarto, a cama box baú resolve muitos problemas, porque consegue armazenar roupa de cama e banho facilmente. Com isso, você ganha mais espaço no guarda-roupa e pode até dispensar uma cômoda.

Na sala, se ela for estreita, utilizar móveis compridos que guardam louças e servem de anteparos é uma ótima ideia. Eles podem, inclusive, separar os ambientes. 

Seja quais forem as suas escolhas, pense em móveis que sigam tendências de decoração de alto padrão. Eles podem ser rústicos ou mais modernos, mas sempre com a ideia de manter a sofisticação na decoração de apartamento pequeno.

A decoração do apartamento pequeno deve ser certeira para que o espaço dê a sensação de amplitude. Pequenos detalhes podem fazer a diferença e dar um toque especial aos ambientes. Por isso, estude bastante o espaço disponível, pense na integração de ambientes, na iluminação e nas cores.

Já está pensando na reforma do seu ambiente? Veja se vale a pena reformar um apartamento alugado!