Você comprou um apartamento novo em Santos, mas sente que uma reforma poderia cair muito bem. Fazer tudo da sua cabeça pode ser legal se você tiver boas ideias para dispor os espaços e decorá-los. Mas, por que não contratar um arquiteto para reformar o apartamento?
Essa é uma dúvida comum dos proprietários que esbarra, em boa parte dos casos, em questões financeiras.
Por isso, resolvemos mostrar os prós e contras desta decisão, a necessidade e a segurança de ter um profissional no momento da reforma do seu apartamento em Santos.
Quando não preciso de um arquiteto para reformar um apartamento?
O planejamento para a compra de um apartamento é muito importante. Dentro das possibilidades e do orçamento de cada um, é possível encontrar boas opções de imóveis em Santos.
É muito comum, porém, que o novo proprietário opte por reformar o apartamento para dar a ele um ar mais personalizado.
Neste momento, ele deve avaliar se é possível ou não contratar um arquiteto para planejar e orientar a escolha das melhores soluções. Afinal, é o profissional capaz de analisar aspectos de funcionalidade, adequação às necessidades, economia e composição estética.
Mas sabemos que muitas pessoas alegam não ter recursos para tal contratação. Por isso, aparece a dúvida sobre quando o arquiteto é realmente necessário.
Em nossa visão, pequenas intervenções podem ser realizadas sem a necessidade desse profissional. É o caso de trocar a louça sanitária de um banheiro ou as maçanetas das portas. Uma pintura básica pode, inclusive, ser feita pelo proprietário.
Há situações em que a reforma de um apartamento em Santos demandará o auxílio de outro profissional, inclusive. A reforma elétrica, por exemplo.
No entanto, quando falamos em reformar um apartamento novo, é comum que não sejam necessárias tais intervenções. Na verdade, nestes casos, o foco é a personalização. E é aqui que entra a figura do arquiteto.
Ele poderá apontar opções seguras e duráveis, que se adequam àquele espaço, que são econômicas e funcionais.
Por que contratar um arquiteto?
Em primeiro lugar, para não enlouquecer ao tocar uma obra sozinho! São inúmeras demandas que surgem que podem causar conflitos com os(as) companheiros(as).
Se você quer perder horas em uma loja sem saber o que escolher, tudo bem. Ou, ainda, se quiser gerenciar pedreiros, compra de materiais e outras coisas atinentes a uma obra, tudo bem também.
Na verdade, qualquer pessoa que não seja da área pode se estressar e fazer escolhas ruins ao reformar o apartamento. A boa notícia é que a contratação de um arquiteto não é algo que foge do orçamento de muitas pessoas.
Afinal, com o conhecimento que ele possui, é possível conseguir melhores preços, seja pela parceria do profissional com lojas ou por apontar produtos igualmente adequados à sua ideia original.
Veja a seguir alguns bons motivos para contratar um arquiteto para reformar seu apartamento novo em Santos!
Ter alguém para projetar e acompanhar a obra
O arquiteto é o profissional capacitado para projetar a reforma de um apartamento e para gerenciar essa obra. Inicialmente, ele conversará com você e com sua família para entender os desejos e as necessidades. Ao final, entregará exatamente aquilo que você imaginou.
Para que isso aconteça, é preciso ter cronogramas, relatórios e tabelas de custo para que a reforma seja executada conforme o projeto. É comum que existam imprevistos, claro. Mas não é você que precisará lidar com eles. O arquiteto será sempre o seu representante junto a pedreiros e outros fornecedores (gesseiro, vidraceiro, marceneiro etc.).
É ele também que pesquisará produtos, atentando-se a preços e qualidade para que tudo seja ótimo e se adeque ao seu orçamento.
Contar com um imóvel útil e harmônico
Por mais que você goste de ver programas de decoração e reforma na TV, você não será um expert em deixar seu imóvel impecável. Por isso, ter o auxílio de um arquiteto é a garantia de que seu apartamento novo será útil, harmonioso e prazeroso.
Tenha em mente que você já gastou um bom recurso para comprá-lo e seria uma pena você e sua família não se sentirem bem no imóvel.
A utilidade e a funcionalidade do seu apartamento serão determinantes para que vocês tenham uma boa experiência ao morar nele. Um imóvel deve oferecer tudo o que se precisa para as atividades do dia a dia, dentro das necessidades daquela família.
Um casal com filhos pequenos não possui as mesmas demandas de um casal jovem sem filhos que gosta de receber os amigos para confraternizações. Um precisa de mais espaço para brincadeiras, enquanto o outro pode investir em uma varanda gourmet.
O arquiteto será ideal para entender o que é possível concretizar em um projeto que atenda às reais necessidades dos usuários.
Valorizar o imóvel
Comprar um imóvel é uma grande vitória para qualquer pessoa. Não importa se a aquisição foi feita para ser um investimento (ganhar em uma venda futura) ou para moradia. Fato é que, nas duas ocasiões, é provável que o imóvel se valorize.
Porém, o proprietário pode querer reformar o apartamento para atender melhor às suas necessidades e aos gostos pessoais. Neste momento, ele tem em mãos a possibilidade de aumentar a valorização de seu imóvel.
Com a ajuda de um arquiteto, isso é ainda mais possível, pois ele poderá enxergar modos de deixá-lo útil, confortável e atraente. O profissional sabe aproveitar melhor os espaços, de modo que o apartamento se torne mais interessante para qualquer pessoa.
Caso você decida vender o apartamento no futuro, potenciais compradores enxergarão todas essas qualidades, aumentando suas chances de fechar negócio. Além disso, certamente ele valerá mais por estar reformado.
Usufruir de um apartamento em Santos com a sua cara
Quando alguém compra um apartamento em Santos, já imagina milhares de formas de deixá-lo personalizado com a sua cara. Peças de decoração, móveis, arranjos, tudo passa pela cabeça do proprietário. Mas bom gosto não é o suficiente para deixar um espaço harmônico e personalizado.
Neste ponto, contratar um arquiteto pode fazer a diferença. Você não precisará se preocupar se os itens que escolheu combinam com seu espaço. Até porque você, primeiramente, falará sobre seus gostos e necessidades com o profissional.
Só então efetuará a compra daquele sofá cinza e do tapete mostarda sabendo que eles harmonizam bem na sala.
Em outras palavras, o arquiteto investiga seu estilo, avalia o espaço e sugere peças e móveis que combinam com você e com o apartamento novo. Pode parecer fácil, mas combinar estampas, texturas, cores e móveis é um grande desafio.
Garantir que os móveis caberão no ambiente
Seguindo o mesmo sentido, o profissional será responsável por pensar em opções possíveis para reformar o apartamento. Quem não conhece a história de alguém que comprou uma geladeira que não passava na porta da cozinha? Ou do sofá que era grande demais para a sala?
Comprar móveis que não cabem no ambiente é mais comum do que imaginamos. E isso acontece porque, quando pensamos em decorar um apartamento novo, pensamos primeiramente em beleza e conforto. É normal, porque nosso olhar não está voltado imediatamente para a funcionalidade.
O arquiteto não possui essa visão limitada. É improvável que ele indique um sofá-cama que não cabe na parede que você queria. Pode comprar os móveis sugeridos pelo profissional sem medo, pois ele pensará cada item em seu espaço, garantindo que tudo vai se encaixar perfeitamente.
Aproveitar melhor o espaço
Por fim, outro excelente motivo para contratar um arquiteto para reformar um apartamento é aproveitar melhor o espaço. Nos últimos anos, vimos o crescimento de um movimento arquitetônico e social conhecido como Tiny House, que defende a redução de espaços residenciais.
Sem entrar no mérito de ser bom ou ruim, já que é um aspecto subjetivo, fato é que isso só é possível com o auxílio de um arquiteto. O profissional consegue pensar no espaço disponível e sugerir as melhores opções para decorá-lo e ocupá-lo.
É isso que acontece no seu apartamento novo, seja ele pequeno ou não. Um projeto de decoração vai além da beleza, pois serve para pensar no espaço conforme o uso e o dia-a-dia.
Qual a melhor disposição dos móveis da cozinha para trazer mais praticidade? Consigo aproveitar ao máximo o espaço disponível e fazer uma cozinha gourmet?
Especialmente se seu apartamento é pequeno, o arquiteto será de grande ajuda para decidir o melhor layout. Pode ter certeza que caberá bem mais coisas do que caberia se você tentasse colocá-las ali!
Uma parte das pessoas ainda acredita que contratar um arquiteto para reformar um apartamento é um gasto desnecessário. No entanto, a ajuda desse profissional certamente deixará seu imóvel mais valorizado, harmônico e funcional.
Devido à experiência e ao conhecimento de mercado, é possível que o custo com ele seja pago pela escolha de melhores opções (inclusive mais baratas).
Está convencido de que um arquiteto é necessário para seu apartamento novo? Aproveite para saber tudo sobre reformas em prédios ou condomínios!