Comprar um imóvel é o sonho de muitas famílias, e os motivos são diversos. Dar mais conforto e estabilidade a todos, ter um local mais novo e espaçoso para morar ou apenas sair do aluguel. Qualquer que seja a finalidade, muito se pergunta se a compra é um bom investimento.

Para responder à pergunta, é preciso considerar exatamente o objetivo. O mercado imobiliário esteve em queda nos últimos anos. Quando estava apresentando recuperação, a pandemia do novo coronavírus chegou e modificou tudo.

Diante disso, há muitos desafios para quem pensa em investir em imóveis com a finalidade de valorização. Afinal, existem alguns fatores que influenciam no bom retorno. Apesar da baixa taxa de juros, a ocupação caiu, por exemplo.

Ao mesmo tempo, pessoas que desejam ter um novo local para morar podem aproveitar melhores preços. Neste caso, poderia ser um bom “investimento familiar”, certo?

Considerando esses diversos cenários, veja a seguir nossas considerações sobre se comprar um imóvel é um bom investimento!

Comprar um imóvel é um bom “investimento familiar”

A família cresceu, o apartamento ficou pequeno e é preciso ter um espaço melhor. Comprar um imóvel é um bom investimento familiar em muitos casos.

Adultos que possuem filhos procuram uma estabilidade maior em um local específico. Afinal, além do trabalho, tem a escola e as atividades extracurriculares das crianças e adolescentes. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de entender a importância de ter um imóvel próprio.

Há, ainda, famílias que desejam sair de vez do aluguel, mesmo que estejam nessa condição por opção. É o que muitos investidores fazem, inclusive, porque conseguem uma rentabilidade com investimentos que compensa morar de aluguel.

Nestes dois cenários, comprar um imóvel é um bom investimento. Faz sentido fazer essa operação para atender ao objetivo. É uma forma de trazer conforto e segurança para a família. E isso não tem preço.

No entanto, para que a compra do imóvel seja um bom investimento, o interessado deve observar alguns fatores essenciais.

Fatores indispensáveis na hora de comprar um imóvel para a família

Na hora de comprar um imóvel, o interessado deve avaliar as características do bem. Isso envolve localização (vizinhança, infraestrutura e outros pontos) e estrutura do imóvel, por exemplo. Além disso, é preciso ter auxílio de bons profissionais para garantir a qualidade e a segurança da transação.

Observe todas características do imóvel

O primeiro critério na hora de comprar um imóvel é a localização. E dela deriva uma infinidade de pontos a serem observados.

Inicialmente, é preciso destacar que muitas pessoas fazem questão de morar em um local próximo ao trabalho. Isso é importante em grandes centros urbanos, porque confere mais qualidade de vida, sem dúvidas. Famílias com crianças tentam conciliar a proximidade de escola e trabalho. Seja como for, a moradia perto de um desses locais facilita a rotina.

Mas não é apenas essa questão que interfere na escolha. Para ser um bom investimento familiar, a vizinhança também deve atender às expectativas. Morar em um bairro tranquilo e seguro é fundamental para muitas pessoas.

Para além da segurança e da tranquilidade, o local deve possuir boa infraestrutura.

Serviços básicos, como supermercado e farmácia, e vias em bom estado, com fácil saída para avenidas ajudam bastante. São formas de ter ainda mais conforto ao comprar um imóvel.

Aqueles que têm perfil investidor, devem também considerar a valorização da região. Em uma mesma cidade, podemos ver crescimento ou queda nos aluguéis, por exemplo. No mesmo sentido, um bairro pode ter boa perspectiva de se valorizar devido a intervenções urbanas. Se isso também é importante para você, considere este fator.

Um bom histórico das empresas é fundamental para uma transação de qualidade. Ele interfere na qualidade do que será entregue, bem como na futura valorização do imóvel. Itens como arquitetura e design são diferenciais, porque fazem com que o bem seja único no mercado.

No mesmo sentido, empresas de boa reputação conferem mais segurança para a entrega. Isso evita dores de cabeça futuras com eventuais vícios de construção e outros problemas de infraestrutura.

Tenha auxílio de profissionais

Evitar problemas é um bom investimento em qualquer situação. Na hora de comprar um imóvel, o meio de garantir a tranquilidade é ter auxílio de bons profissionais.

Quantas vezes você já ouviu um amigo reclamar de imóvel com documentação ruim ou vício oculto? Ou então relatar a dificuldade com a falta de transparência nos processos junto à imobiliária?

Você pode se prevenir de tudo isso obtendo auxílio nesse processo de compra. Para ter mais segurança, profissionais como corretores e advogados são fundamentais. Ou, para simplificar ainda mais, uma imobiliária.

Profissionais especializados no setor imobiliário possuem conhecimento dos possíveis locais onde você deseja comprar um imóvel. E se for um profissional ético, ele falará exatamente tudo que você precisa saber sobre o bem.

A imobiliária também pode ajudar ao apresentar um portfólio de empreendimentos no seu perfil. Basta dizer seus desejos que a equipe encontrará o que melhor se adequa aos seus desejos.

Por fim, a experiência dos profissionais com esse tipo de transação traz agilidade, organização e segurança na hora de comprar um imóvel.

Comprar um imóvel é um bom investimento financeiro

Comprar um imóvel é um bom investimento? Como acabamos de demonstrar, sob o aspecto familiar, sem dúvidas. A compra propicia segurança e conforto para todos. Mas é um bom investimento financeiro?

A resposta única é: depende.

Até 2019, o mercado ainda estava em baixa, mas já com sinais de recuperação. A taxa de juros menor ajudava nas vendas, porque os financiamentos ficavam mais acessíveis. Naquele contexto, a garantia de bons retornos dependia de alguns critérios, como escolher bons produtos financeiros do setor imobiliário.

No contexto atual, a incerteza que a pandemia trouxe muda tudo. Ainda assim, o investimento em fundos imobiliários é uma opção de muitos investidores. Mas e comprar um imóvel na expectativa de valorização?

Essa opção pode ser interessante para quem possui recursos para comprar à vista, inclusive na planta. Isso porque os preços ainda estão mais baixos do que o normal, favorecendo compradores.

Os números do IBGE, de 2015, também endossavam a perspectiva de valorização. Até aquele ano, os dados apontavam para um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências. Com a aumento populacional, havia aumento consistente na demanda, o que valoriza os imóveis já existentes.

Atualmente, a situação é bem diferente, como já pontuamos. Porém, a economia vive ciclos.

Vale a pena consultar profissionais do ramo para entender as expectativas para o mercado nos próximos anos.

Em qualquer caso, é preciso controlar a empolgação e analisar, com racionalidade, a ideia de comprar um imóvel. Nem sempre isso será um bom investimento, porque o mercado também possui armadilhas. A seguir, pontuamos algumas práticas que podem ajudá-lo na decisão.

Considerar aspectos importantes

Para fazer uma análise racional, você deve considerar alguns aspectos antes de comprar um imóvel: processo de urbanização, saturação da vizinhança, histórico da construtora.

Se esses aspectos forem favoráveis, seu futuro imóvel terá grande potencial de valorização. Em outras palavras, será um bom investimento.

No que diz respeito ao processo de urbanização e saturação de vizinhança, há uma expectativa de que bairros menos maduros indicam boas oportunidades.

Imagine que a região possui muitos terrenos disponíveis. É possível que ela receba melhorias, como lojas de serviços, farmácia e supermercados. Isso contribui para a valorização do bairro.

No mesmo sentido, se os bairros vizinhos estão saturados, mas o bairro escolhido não, é um bom sinal. O comércio poderá crescer rapidamente no local que você escolheu.

No entanto, esses dois aspectos merecem grande atenção em momentos de crise econômica. Se, nas últimas décadas, o Brasil viveu uma prosperidade que trouxe o crescimento das zonas urbanas, atualmente não é assim. Muitas cidades já não têm espaço para expansão. E isso por isso comprar um imóvel pode ter um investimento bom. Não há garantia de que será, porém.

Por fim, saber o histórico da construtora e do arquiteto é o que dá segurança maior ao seu imóvel. Bons projetos são valorizados ao longo do tempo pela estabilidade e qualidade da construção.

Comprar um imóvel na planta pode valer a pena

Outra pergunta comum para quem quer saber se comprar um imóvel é um bom investimento é o imóvel na planta. Vale ou não a pena?

O primeiro ponto é entender que os aspectos que acabamos de apontar serão o seu norte. Aqui, eles também devem ser aplicados. Se houve validação com esses fatores, pode ser um bom negócio.

Adquirir um imóvel antes da construção possibilita conseguir um preço bastante interessante. Estima-se que seja pelo menos 20% abaixo do valor cobrado pelo imóvel pronto. Por ser um imóvel novo, ele já tem uma valorização natural no mercado. Porém, é preciso considerar algumas situações que podem acontecer.

O atraso na obra pode causar muito transtorno para o proprietário, principalmente se ele planejou sua mudança. A obra sequer pode ser iniciada por algum problema burocrático da construtora com bancos ou com a prefeitura.

Considerando os potenciais problemas, resta ao comprador a decisão sobre comprar um imóvel na planta.

Conhecer o mercado imobiliário e o financeiro é fundamental

Comprar um imóvel pode ser um bom investimento se você se preparar adequadamente. Além de considerar os aspectos que pontuamos, você deve conhecer o mercado imobiliário e o financeiro.

Comece aprimorando sua pesquisa e visitando imobiliários para buscar boas opções. Elas podem ajudá-lo também a entender o plano diretor da cidade, que traz um panorama sobre futuros empreendimentos.

Com esse conhecimento, será mais fácil identificar quais são as obras promissoras (e se há boas opções de compra na planta, por exemplo).

A propósito, procurar boas oportunidades é a postura recomendada para quem deseja comprar um imóvel como investimento. Não basta esperar a valorização e viver de aluguel. É preciso ter proatividade para rastrear oportunidades. Sempre existirão bons lançamentos e vendedores apressados.

Em segundo lugar, uma regra básica do bom investidor é “nunca coloque todos os seus ovos em uma cesta”.

Se você pretende comprar um imóvel como investimento, pense nos demais ativos financeiros que possui. É importante diversificar seu portfólio de investimentos para reduzir os riscos. O imóvel deve ser apenas mais um tipo.

Inclusive, sob a ótica do mercado financeiro, comprar um imóvel para moradia não é investimento. Ainda que exista um potencial de valorização, seu imóvel é um passivo, pois traz custos. Impostos (IPTU) e contas básicas chegarão com frequência. Ela lhe servirá com conforto, mas não traz dinheiro ao bolso.

Seu imóvel pode vir a ser um ativo, trazendo dinheiro para seu bolso. Pessoas que têm imóveis alugados recebem mensalmente o valor do aluguel. Há geração de renda, e o dinheiro ainda é protegido da inflação pelo IGP-M com o reajuste anual no valor da locação.

Ele também pode se tornar ativo caso você queira comprar um imóvel para alugar e, após obter boa valorização, vender. Se não se enquadrar nesses casos, moradia não é investimento. E vale pontuar que o imóvel possui baixa liquidez, ou seja, dificuldade em se transformar em dinheiro.

Para dizer se comprar um imóvel é um bom investimento, é preciso fazer uma análise profunda de prioridades. Qual seu objetivo na hora de comprar um imóvel? Existe outro bom investimento que pode atender à meta que você se propôs?

No aspecto familiar, a compra pode ser a realização de um sonho e a garantia de conforto e estabilidade para todos. Sem dúvidas, ter a casa própria e um lar com a sua cara é um grande marco na vida de qualquer um.

Já no aspecto financeiro, comprar um imóvel é um bom investimento em algumas situações. Para que isso se concretize, é preciso se atentar a alguns fatores que potencializam o retorno.

Qualquer que seja sua intenção, o conhecimento sobre o mercado imobiliário é fundamental. Saber sobre os locais, os empreendimentos e os trâmites dessa transação é a forma de se prevenir de potenciais problemas. E é também a maneira de fazer da compra um bom investimento.

Por isso, escolha profissionais para ajudá-lo nessa tarefa. A Invista Imobiliária possui uma equipe preparada para que tudo saia como você sempre sonhou. Conheça!