Quem pensa em comprar um imóvel, fica na dúvida entre um apartamento pronto e um apartamento na planta. Enquanto o imóvel pronto já está construído, o apartamento na planta é apenas uma projeção.  

Existem algumas vantagens em investir em um imóvel já existente, principalmente devido à segurança de já saber como ele é. Isso é muito importante para quem realizar um sonho de ter um novo lar com sua cara, porque não há surpresas.

Por isso, apontamos a seguir alguns motivos que apontam que a compra de um apartamento pronto é a melhor decisão de investimento.

Por que comprar um apartamento pronto pode ser a melhor opção?

Visita ao apartamento pronto antes da compra

Em nossa visão, a maior vantagem ao comprar um apartamento pronto é ter a possibilidade de visitar o imóvel antes de realizar a transação para verificar eventuais problemas na estrutura

Todas as instalações podem ser analisadas de perto, o que possibilita uma inspeção sobre os principais detalhes de um apartamento: tamanho dos cômodos, acabamento, revestimentos, acessibilidade, instalações hidráulicas e elétricas, materiais utilizados na construção, eventuais armários nos quartos, nos banheiros e na cozinha.

Em boa parte dos casos, o apartamento pronto não demanda investimentos com pisos, portas, janelas e outras estruturas. Algumas reformas podem ser necessárias, é claro, principalmente se for um apartamento usado mais antigo. Mas tudo está à vista para o comprador.

Além disso, o condomínio também pode ser analisado. Para um interessado com crianças e com pouco tempo disponível, pode ser importante ter uma área externa com bons equipamentos, como playground, salão de festa, garagem, jardim, piscina, academia e outros ambientes comuns.

Quando pensamos em comprar um imóvel na planta, estamos limitados aos modelos em showroom que as construtoras apresentam. Ainda que exista flexibilidade na escolha de certos itens (piso, acabamento etc.), o interessado não consegue enxergar de forma precisa como será seu apartamento. Ademais, como verificar luminosidade, incidência de sol e outras características?

Outro ponto do imóvel na planta é que nem sempre a construtora entrega um imóvel de acordo com a proposta feita. Há muitas situações em que o apartamento novo deixa a desejar em diversos pontos, como acabamento, instalações hidráulicas e outros equipamentos. É possível retificar esses problemas, mas será preciso ainda mais tempo para realizar a mudança.

Conhecimento sobre a vizinhança e o bairro

Você sempre sonhou com um apartamento em determinada região, porque seu irmão sempre falou muito bem sobre ela. De repente, se deparou com um novo empreendimento no local e viu ali uma oportunidade para investir em um imóvel. Após analisar suas finanças, deu uma grande entrada e financiou o restante.

Algum tempo depois, a construtora te entrega o apartamento exatamente como você quis. No entanto, com o passar do tempo, descobre que o perfil dos moradores do condomínio é um pesadelo: seus vizinhos são muito barulhentos, e você trabalha de home office. Seu investimento começa a ser questionado já na primeira oportunidade, e não sem razão.

Esse é o tipo de situação que não acontece ao comprar um apartamento pronto. Na hora de considerar determinado imóvel, o interessado tem a possibilidade de conhecer a vizinhança e o bairro para avaliar o perfil dos vizinhos.

Se você visita um condomínio cheio de “repúblicas” compostas por jovens universitários, conhecidos por darem festas durante a madrugada, pode decidir se aquele perfil se encaixa com o seu. Caso você tenha crianças ou bebês, certamente descartará esse apartamento pronto, por mais incrível que ele seja.

A ideia de comprar um apartamento pronto também é boa, porque é possível avaliar a organização do condomínio. Existem muitos condomínios que possuem síndicos ou conselhos fiscais que possuem uma conduta reprovável.

Ou, ainda, condomínios que são mal geridos por administradoras de baixo custo e baixa qualidade. Isso também pode ser avaliado pelo interessado por meio de uma conversa com moradores e funcionários, por exemplo.

Por fim, é também possível conhecer a localização, que envolve segurança do bairro, trânsito e infraestrutura. Mesmo que se consiga ver os locais de empreendimentos em construção, há pequenas alterações depois que ele fica pronto. Então, é impossível ter uma percepção real se você não compra um apartamento pronto.

Disponibilidade imediata de mudança

A decisão de investir em um imóvel pode ter várias motivações. Há quem deseje apenas contar com a valorização imobiliária para vender a casa ou o apartamento após algum tempo. Para estes, comprar um apartamento pronto ou na planta pode não fazer tanta diferença.

Porém, há pessoas que desejam comprar um apartamento para realizar um sonho. Decorar o imóvel com seu estilo, atendendo ao gosto e ao conforto da família não tem preço. É a sensação de ter um lugar com sua cara. Para quem deseja ter essa realização o quanto antes, o apartamento pronto é ideal.

Isso porque existe a disponibilidade imediata de mudança. O interessado gasta, sim, um tempo com negociações, visitas ao imóvel e à região para compreender detalhes importantes. No entanto, assim que tudo isso é resolvido, pode realizar modificações imediatas no apartamento pronto. Se julgar que não são necessárias alterações de estrutura, basta arrumar o caminhão de mudança e pronto!

Todos sabemos que um dos grandes prejuízos de comprar um apartamento na planta é lidar com a demora na entrega do imóvel. Aliás, você sabia que, por lei, a construtora pode atrasar até 180 dias contados da data de entrega inicial?

Esse prazo existe devido a potenciais imprevistos na construção do empreendimento, tais como temporais que prejudicam o andamento das obras.

Mesmo assim, para o consumidor, o atraso é extremamente prejudicial. Imagine fazer planos grandes, considerando a data de entrega do imóvel, e vê-los atrapalhados pelo atraso? Quem compra um apartamento pronto não passa por isso. É só comprar e pegar as chaves!

Comodidade para usufruto do imóvel

Praticidade, conforto e comodidade. Todos que procuram ter um imóvel próprio querem evitar os contratempos que o aluguel traz para nossas vidas. Infelizmente, eles podem acontecer também com quem compra um imóvel na planta. 

Lembra que falamos sobre receber um imóvel diferente do que foi proposto? Já pensou ter que solicitar reformas assim que receber o apartamento novinho para que ele fique exatamente do jeito que você deseja? É uma grande dor de cabeça para o proprietário, que só desejava usufruir logo de seu novo apartamento.

Essa comodidade para usufruto do imóvel é algo garantido para quem compra um apartamento pronto. Como pontuamos, o interessado tem a possibilidade de visitar o imóvel antes de comprar para verificar toda a sua estrutura e outros fatores decisivos para o bem-estar da sua família.

Em alguns casos, quando vislumbra necessidade de reforma, pode inclusive negociar questões com o vendedor. É uma transação muito mais certa e tranquila: caso goste do imóvel, basta negociar e fechar o negócio. E se não gostar, existem outros tantos apartamentos prontos disponíveis, certo?

Facilidade com a negociação e com a documentação

A compra de um apartamento pronto pode se dar de duas formas principais. 

Na primeira, o comprador possui todo o dinheiro à disposição para pagar o imóvel à vista. Neste caso, seu poder de barganha aumenta bastante, porque o vendedor deseja ter esse dinheiro nas mãos o quanto antes, sem envolver terceiros.

É muito comum que o comprador consiga um bom desconto. Tão logo a negociação é fechada, as partes trocam a documentação necessária, e o comprador pode adentrar em seu novo imóvel.

A segunda maneira envolve o crédito imobiliário. O comprador dá uma entrada e financia o restante. O financiamento de unidades prontas é mais ágil, pois resta ao banco avaliar e liberar a autorização. Esse é um processo mais prático e menos burocrático, que traz mais fluidez nos negócios.

Neste segundo cenário, se o apartamento já está pronto, o comprador também pode entrar em seu novo imóvel, evitando qualquer ansiedade. 

O mesmo não acontece com o imóvel na planta. Seja no pagamento à vista ou no financiamento bancário, o comprador precisa esperar a entrega do apartamento pela construtora. Como apontamos, esse é um problema comum, porque o costume é o atraso na entrega, infelizmente.

Quanto à documentação, em qualquer um dos casos, existe certa burocracia envolvida. Afinal, não se realiza uma compra e venda de imóveis da mesma maneira que se realiza a compra e venda de um artigo esportivo, por exemplo.

Há muito dinheiro envolvido, e para a segurança das partes, é fundamental ter um compromisso de compra e venda (imóveis na planta) ou um contrato definitivo (apartamento pronto).

Além disso, será preciso lidar com cartórios para registro de imóvel e outras documentações que podem ser exigidas.

Comprar um apartamento pronto permite ao interessado visitar o imóvel, conhecer melhor sua vizinhança, mudar quando quiser, aproveitar a comodidade e a facilidade na negociação. Quando intermediada por uma imobiliária de confiança, a transação fica ainda mais fácil.

Veja porque 2021 continuará sendo um bom ano para investir em apartamentos prontos!