A ideia de investir em um apartamento parece boa, mas na hora de começar a olhar as possibilidades, a insegurança bate. Esse sentimento, comum a muitos interessados, é natural. Afinal, comprar um imóvel não é uma transação qualquer. Para muitos, é um sonho e, por isso, deve ser algo bem pensado.
Neste post, abordamos as inseguranças mais comuns de um comprador, mas mostramos como vencê-las para aproveitar a oportunidade de investir em um apartamento agora!
A insegurança de investir em um apartamento
A insegurança de investir em um apartamento aparece por muitos motivos. O mais conhecido deles é o preço. Um bom imóvel em uma boa cidade, como Santos, pode variar entre cerca de R$ 300 mil e R$ 1.200.000,00. Até mesmo os imóveis mais “baratos” demandam grande investimento por parte do comprador.
E é por isso que o medo aparece. Uma pessoa faz o planejamento financeiro para comprar um imóvel, em alguns casos financiado. Mas pode ocorrer algo que a impeça de continuar pagando as prestações.
E não é só o preço que causa insegurança. O interessado pode olhar o anúncio antes de investir em um apartamento, mas lá não tem todas as informações. Há dúvidas sobre o imóvel, sobre potenciais vícios ocultos na rede hidráulica ou elétrica, dentre outros pontos.
A localização também costuma ser um motivo para temer a compra do imóvel. Por mais que o interessado escolha o bairro que deseja, é preciso saber como aquela vizinhança se comporta. Um cachorro que não para de latir ou um bar ao lado do prédio que funciona até de madrugada pode atrapalhar os planos de uma família.
Outra insegurança de investir em um apartamento é a burocracia da compra, que envolve cartório, registros, contratos etc. Muitas pessoas não têm o mínimo de conhecimento jurídico e acreditam que esse é um grande empecilho.
A boa notícia é que todos os medos que pontuamos aqui podem ser superados com algumas práticas simples, bem como com o auxílio de uma imobiliária.
Dicas para vencer a insegurança de investir em um apartamento
Se você quer muito investir em um apartamento, seja para morar com sua família ou pensando em um investimento a longo prazo, saiba que é possível vencer as inseguranças. O mercado imobiliário oscila como qualquer outro, mas tem uma segurança maior em termos de valorização.
O ponto chave aqui é escolher um imóvel que atenda às suas necessidades e que apresente bom custo benefício. Cada pessoa tem preferências específicas que podem ser atendidas na hora de investir em um apartamento. Por isso, nada de medo! Veja 4 dicas práticas para vencer a insegurança.
Pensar também no benefício, não somente no preço
A percepção sobre um bem ser barato ou caro é completamente pessoal e depende diretamente do nosso padrão de vida e poderio financeiro. Um indivíduo milionário teria facilidade em comprar um apartamento em Santos que vale alguns milhões. Mas é uma minoria. A grande parte da população se esforça para comprar imóveis em valores bem mais módicos, como o que mencionamos.
O cerne da questão, na verdade, é avaliar o custo-benefício que o imóvel traz. Você pode fazer um negócio extremamente vantajoso ao investir em um apartamento em uma região segura da cidade, perto do trabalho e da escola dos filhos. Você ganha muito em qualidade de vida e segurança. E isso justificaria um investimento mais alto.
O imóvel escolhido pode, também ter melhor custo-benefício se comparado a outra propriedade de mesmo porte. Por isso, você deve avaliar os pontos positivos que aquela escolha apresenta para entender se o preço se justifica. Em outras palavras, se aquele preço tem valor.
Não se esqueça de analisar os fatores que definem o preço de um imóvel para saber se o preço final se justifica. São eles: comparação com outros imóveis semelhantes na região, estatísticas do mercado imobiliário e características do imóvel e da região.
Avaliar bem as características do imóvel
Uma pessoa que pensa em investir em um apartamento já tem em mente aquilo que procura. Um apartamento na praia, de 4 quartos, com no mínimo 120 m², bom acabamento, vaga na garagem, edifício com lazer completo etc. Tudo isso ajuda bastante a filtrar as opções na região de interesse.
Para vencer a insegurança de comprar um imóvel, você precisa avaliar bem as características dos apartamentos que você separou. Se você busca algo específico, como cozinha ampla, rede hidráulica e elétrica reformada, suíte, playground para as crianças, a ajuda de uma imobiliária vem a calhar neste momento.
Ela saberá separar exatamente os apartamentos que atendem às suas necessidades, evitando futura frustração pela ausência de algum requisito essencial. É uma maneira de personalizar ainda mais sua experiência de compra.
E se o apartamento é perfeito, mas não tem vaga de garagem? Avalie se isso é fundamental para você. Um casal com filhos pode precisar de um carro para as tarefas rotineiras. Mas uma pessoa jovem e solteira, que anda de bicicleta, possivelmente não verá empecilho na ausência de garagem.
Mais uma vez, avalie bem as características do imóvel para que ele atenda às suas necessidades. Isso faz a insegurança sumir, porque você comprará um bem exatamente como deseja.
Encarar a compra também como investimento
Você sabia que investir em imóveis traz segurança para o seu patrimônio? Ao contrário de outros tipos de investimento, esses bens possuem valor intrínseco, porque mantêm o valor do espaço físico em que se situam, das utilidades que oferecem aos seus usuários e dos materiais que o compõem.
Não é sem razão que investidores procuram por fundos imobiliários para investir na bolsa de valores. Afinal, eles protegem o dinheiro da desvalorização causada pela inflação e a necessidade por espaços construídos aumentam continuamente. É por isso que existe uma tendência de os imóveis sempre se valorizarem. E é aqui que entra sua oportunidade de investir em um apartamento.
Realmente, se formos considerar o olhar do investidor, seu apartamento não é um ativo até que você o venda. Ele terá custos com condomínio, IPTU e manutenção periódica, ou seja, será um passivo enquanto você morar nele. No entanto, a decisão de comprar um imóvel envolve muitos outros fatores, como dar segurança à família, e isso não tem preço.
Então, imagine que você comprou um imóvel e viveu por muitos anos com sua família. Agora, pensam em se mudar para um espaço maior. Você pode ter certeza de que seu imóvel estará valorizado. E é neste ponto que você deve encarar a compra do apartamento como um investimento.
Mesmo com a instabilidade econômica e política do país atualmente, vivemos um momento interessante no mercado imobiliário para os compradores. É uma ótima oportunidade para quem deseja comprar, porque muitos proprietários estão se desfazendo dos imóveis até mesmo por necessidade. Isso fez com que os preços abaixassem.
Olhando o momento pela ótica do investimento, é uma grande oportunidade para quem possui recursos para investir em um apartamento. Você provavelmente já está com o planejamento e o orçamento bem definidos. Já sabe seu poder de compra e, possivelmente, conseguirá exercê-lo para conseguir um comprar um imóvel com valor abaixo da média praticada.
Sem dúvidas, será um investimento seguro e durável, em que você aumenta seu patrimônio ao mesmo tempo que traz segurança e estabilidade para a família. É possível, inclusive, que você consiga condições facilitadas de pagamento.
Contar com o auxílio de uma imobiliária experiente
Se mesmo com nossas dicas de ouro, você não quer investir em um apartamento por ainda ter insegurança, temos uma solução: contar com o auxílio de uma imobiliária experiente.
Empresas do ramo imobiliário passam muita segurança a seus clientes, pois conhecem bem o mercado. Isso significa que ela ajudará você a encontrar o imóvel dos seus sonhos. Sabe aquele apartamento perfeito para sua família, grande e espaçoso, perto da praia, com área de lazer completa? Uma boa imobiliária te apresentará as melhores opções que atendam aos seus requisitos e necessidades.
No mesmo sentido, é ela também que ajudará você na vistoria do imóvel para que não existam surpresas desagradáveis. Os corretores, por obrigação legal, devem ser éticos e serem comprometidos com a verdade. Então, se for preciso fazer uma reforma, ele dirá. Qualquer problema no imóvel será apontado, para deixar você ciente de todas as condições antes de tomar a decisão final.
Uma boa imobiliária também apontará os imóveis que realmente podem ser considerados bons investimentos. E, por fim, é quem o ajudará a lidar com toda a burocracia necessária para fechar o negócio. Contratos, registros e outras tarefas serão muito mais fáceis!
Na hora de investir em um apartamento, há muitos fatores que o comprador deve analisar. Um imóvel com todas as características desejadas, na localização certa, com ótimo custo-benefício não é tão simples de achar. No entanto, é exatamente isso que dá ao interessado maior segurança na hora de fechar o negócio.
Para resolver essas questões, é fundamental contar com o auxílio de imobiliária experiente. Por ser um momento decisivo na vida de uma pessoa, a empresa lida com as principais demandas do comprador e torna esse momento bem mais tranquilo e seguro.
Precisa de ajuda? Converse com a Invista Inteligência Imobiliária!