Você acabou de comprar seu apartamento em Santos e sempre quis ter uma cozinha americana. Está pensando em contratar um arquiteto para fazer um projeto e aproveitar essa tendência de decoração. 

O que deve ser considerado? Será que é realmente vantajoso ter uma cozinha americana? Como planejar e decorar este espaço. 

Falamos um pouco sobre tudo isso no post de hoje. Confira!

Estilos de cozinha americana para seu apartamento em Santos

A cozinha americana é um espaço moderno, versátil e funcional. Ela se adapta a diferentes tipos de imóveis, desde casas amplas até apartamentos pequenos. Por suas vantagens, é considerada um espaço diferenciado que valoriza bastante o imóvel no mercado.

Existem dois estilos de cozinha americana: totalmente ou parcialmente integrada.

Totalmente integrada

Uma cozinha americana totalmente integrada é aquela que não possui qualquer elemento vertical separando-a de outros espaços adjacentes. Seu maior benefício é o ganho de espaço, que facilita a movimentação e aumenta a percepção de amplitude.

Esse modelo de cozinha potencializa o efeito de ambientes integrados. Sempre pensamos em não ter barreiras físicas, mas outro detalhe também é beneficiado: alguns centímetros do piso são liberados. Sem grandes estruturas, a passagem entre os cômodos é facilitada.

Se você ainda acha que é preciso ter uma divisão discreta, pode utilizar alguns recursos decorativos em seu apartamento em Santos. Floreiras baixas, cortinas de fios que não bloqueiam a visão e revestimentos contrastantes no chão são algumas opções.

Parcialmente integrada

A cozinha americana parcialmente integrada pode ser construída de duas maneiras diferentes.

A primeira delas se utiliza de um balcão de alvenaria, também chamado de meia parede. Sua função é criar uma delimitação entre os espaços da cozinha e os demais ambientes. 

Como finalidade secundária, ele pode ser utilizado como mesa para refeições ou para dar suporte na hora do preparo dos alimentos. Estes modelos geralmente possuem um tampo de granito, mármore ou madeira. Basta colocar um conjunto de banquetas e pronto!

A segunda forma para ter uma cozinha americana parcialmente integrada é com um projeto de móveis planejados. No lugar do balcão de alvenaria, opta-se por mesas, bancadas de MDP, MDF, madeira maciça ou ilhas. A ideia principal neste formato é utilizar todos os espaços com inteligência para que tudo seja bem aproveitado. 

A grande vantagem do projeto com mobiliário é ter liberdade de personalização em todos os detalhes da decoração. Se for uma bancada, por exemplo, você pode definir formato, dimensões e acabamento de acordo com o visual que mais agrada. 

Precisa de mais espaço para armazenar louças, utensílios, toalhas de mesa e panos de prato? Basta embutir armários na base do móvel.

Cozinha americana: vantagens além da praticidade

Um projeto de cozinha americana não é somente aquele que não apresenta paredes entre espaços integrados, mas sim, algo pensado para aproveitar melhor a área. A escolha dos materiais utilizados também faz muita diferença.

Quando bem pensado e executado, o projeto traz inúmeras vantagens que vão além da praticidade. Sem dúvidas, é uma área prática, porque vários elementos, como o tampo da mesa, a bancada ou o balcão, têm diversas utilidades. Mas não é somente este benefício que podemos ver.

Confira a seguir outras vantagens da cozinha americana além da praticidade!

Modernidade

Qual foi a primeira vez que você viu uma cozinha americana? Sem dúvidas, há alguns anos, em diversos filmes. Mais recentemente, essa tendência invadiu a casa de amigos e familiares. E um dos motivos é o aspecto de modernidade que ela traz para um apartamento em Santos ou em qualquer lugar.

Este espaço é bastante fácil de decorar e harmonizar com outros ambientes de uma residência. Como apontamos, ela pode ser total ou parcialmente integrada. Além disso, combina com diversos estilos de construção e de decoração. Até por isso, nunca sai de moda e traz um visual mais moderno e elegante a qualquer apartamento.

Basta investir em uma boa decoração, com acessórios, revestimentos e materiais de primeira linha.

Sensação de amplitude

A grande vantagem da cozinha americana é a sensação de amplitude. A maior parte das pessoas que optam por ter esse espaço pensam exatamente nesta vantagem. Em comparação com o modelo tradicional, realmente é muito grande a diferença. 

O menor número de paredes que divide as áreas internas dão um aspecto maior à sala adjacente (ou outro espaço que se integra a ela). Além disso, podemos apontar também:

  • A ausência de barreiras na cozinha americana permite melhor aproveitamento da luz natural e artificial nos espaços. Por causa do uso de luz natural ou de luz artificial de outros espaços, contribui para reduzir o consumo de energia elétrica. 
  • É possível potencializar o efeito de amplitude com o uso de cores claras, como tons pastéis ou neutros (branco, cinza e bege), que refletem a luz e contribuem para a percepção de amplitude dos cômodos. 
  • Você também pode potencializar o efeito de grandeza com o uso de espelhos na sala (ou outros cômodos).

Interação

Imagine que você adora cozinhar e colocar em prática seus conhecimentos dos diversos cursos de gastronomia. Para aproveitar a situação, convida amigos e familiares para experimentar seus pratos. Se sua cozinha for um cômodo fechado, sem abertura para outros ambientes, sua experiência não será tão legal quanto poderia.

Isso é facilmente resolvido com a cozinha americana, que possui a interação como uma de suas características. Isso porque ela não tem paredes ou outras estruturas verticais entre o espaço e os ambientes adjacentes (sala de jantar ou estar normalmente). 

Em outras palavras, permite que seus ocupantes interajam com quem está nos ambientes com os quais se integra. Seu lado chef agradece!

E se você estiver sozinho, pode espiar a TV da cozinha, escutar as notícias enquanto cozinha ou ver jogos enquanto come algo.

Mais espaço e conforto

Para aqueles que gostam de matemática, provaremos que a cozinha americana tem a vantagem de trazer mais espaço para o imóvel. Muitos pensam que o fato de não ter parede não interfere tanto na metragem total. Mas considere que uma parede possui espessura que varia entre 10 cm a 25 cm. 

Quando falamos de apartamentos pequenos, é uma área considerável e valiosa. Nestes locais, qualquer centímetro faz diferença. Afinal, por conta de 5 cm, um determinado móvel pode não caber na área. 

Com a ausência de parede na cozinha americana, é mais fácil pensar em uma boa disposição de móveis e eletrodomésticos. 

Vale destacar também que esse “espacinho” a mais garante melhor circulação de pessoas. Pode não parecer nada no dia a dia, quando você está sozinho em casa. Mas traz mais conforto a todos quando você convida os amigos e os familiares para seu apartamento em Santos.

Dicas para planejar e decorar sua cozinha americana

Agora que você viu as vantagens de ter uma cozinha americana em seu apartamento em Santos, precisa saber como decorar e planejar este espaço. A palavra de ordem aqui é praticidade, porque, ainda que se integre com outros espaços, a cozinha continua sendo uma cozinha.

Veja a seguir algumas dicas:

  • Pense na iluminação: uma luz elegante no balcão, seja para o preparo de alimentos ou para tomar um vinho, é uma opção interessante. Mas a ideia é não contar somente com a fonte de luz proveniente da cozinha. Escolha boas luminárias pendentes para resolver essa questão.
  • Escolha um balcão que se transforma em mesa de jantar: se seu apartamento em Santos é pequeno, você pode optar por eliminar a mesa na sala de jantar e usar o próprio balcão como mesa de jantar. Nesse caso, ela deve ter uma altura menor que o balcão comum. 
  • Lembre-se dos materiais recomendados para cozinha: apesar de ser integrada, uma cozinha sempre será uma cozinha. Por isso, tenha cuidado ao escolher o revestimento das paredes. Pense sempre em materiais práticos e de fácil limpeza.
  • Utilize um material coerente no piso: o fato de a cozinha ser integrada a outros ambientes demanda maior cuidado na escolha do piso. É interessante optar pelo mesmo material dos ambientes integrados para dar uma sensação de continuidade.
  • Dê atenção para a organização: sua cozinha deve ser planejada de forma que os itens utilizados no dia-a-dia e na hora de preparar as refeições estejam à mão de forma prática e simples.
  • Verifique o tamanho das cadeiras ou banquetas: quem utiliza bancada ou uma mesa integrada na cozinha americana deve prestar atenção à altura.
  • Planeje todos os itens: escolha opções práticas e de bom custo-benefício para sua cozinha americana, desde eletrodomésticos a armários.
  • Escolha uma coifa potente: esse utensílio evitará que o cheiro da preparação de refeições vaze para outros ambientes.

Um apartamento em Santos que tem cozinha americana certamente é mais valorizado. O espaço é melhor aproveitado, o que é fundamental em imóveis pequenos. Além disso, modernidade, interação, conforto, espaço e amplitude são outras vantagens desse estilo de cozinha.

Ficou interessado neste espaço? Que tal conhecer também a varanda gourmet?